Torre de Moncorvo

Cineasta moncorvense Leonel Brito morre aos 85 anos

Publicado por Glória Lopes em Qua, 07/08/2026 - 14:39

O cineasta Leonel Brito, natural de Torre de Moncorvo, sócio fundador da Cinequanon e com vasta carreira no cinema, morreu, ontem, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, cidade onde vivia desde os anos 80.
Natural de Torre de Moncorvo, Leonel Brito, que deixou filmes como “Colónia e Vilões” e “Gente do Norte”, foi produtor e realizador de dezenas de filmes e séries de televisão, tendo trabalhado com António de Macedo, Luís Galvão Teles e Amílcar Lyra, refere a Rádio Campanário.
Nos últimos anos manteve o blog “Farrapos de Memória”, onde muito escreveu sobre Torre de Moncorvo e Trás-os-Montes, assinou várias séries, sobretudo de gastronomia, tendo trabalhado também como conselheiro da Secretaria de Estado da Cultura, com David Mourão-Ferreira.
Deixou um trabakho assinalável na Cinequanon, com António de Macedo, Luís Galvão Teles, José Fonseca e Costa e Luís Filipe Costa, como diretor de produção trabalhou em filmes como “A Confederação” (1977), “Liberdade para José Diogo” (1975) e “Torre Bela” (1975), entre outros.
Como realizador, foi premiado pela Federação Internacional de Cineclubes por “Gente do Norte” e assinou também “Félix Ribeiro: Dr Celulóide”, em 1980, “Arthur Duarte”, em 1979, “A Oeste Tudo de
Nascido a 23 de maio de 1941, formou-se como engenheiro técnico agrário, viveu em Angola e na Madeira, foi aluno de cinema e fotografia na AR.CO, tendo sido também dirigente do ABC Cineclube

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve