CICLISMO

Ciclistas de Mirandela viajam de bicicleta rumo aos Pirinéus para assistir ao Tour de França

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2024-07-11 18:00

Onze atletas do Clube Ciclismo de Mirandela (CCM), com idades entre os 17 e os 56 anos, partiram, esta segunda-feira, rumo aos Pirinéus, onde vai passar, no próximo fim-de-semana a caravana do Tour de França, a maior e melhor prova de ciclismo do mundo.

“Já fomos duas vezes, para assistirmos às míticas subidas dos Pirinéus, como é o caso da etapa do Tourmalet, a 2.115 metros de altitude, mas agora o desafio é mais aliciante porque decidimos ir de bicicleta”, conta o presidente do Clube de Ciclismo de Mirandela, César Quitério, que também integra a comitiva de 11 ciclistas que ambiciona realizar mais de 1300 quilómetros nos próximos seis dias.

Nos últimos anos, têm sido vários os desafios lançados aos associados e simpatizantes do clube. Depois de percorrer diversos caminhos de Santiago de Compostela, as aventuras foram subindo de fasquia e exigência, de forma que, em 2017, o desafio foi percorrer de bicicleta, em cinco dias, a estrada mais longa da Europa, a mítica Estrada Nacional 2, entre Chaves e Faro. E já este ano, fizeram a ligação Mirandela/Fátima, em apenas um dia.

Agora, o desafio é viajar até aos Pirinéus, de bicicleta, onde contam chegar no fim-de-semana, para acompanhar duas etapas. “A paixão pelo ciclismo é o que nos move. A volta à França é o esplendor máximo da modalidade e nas duas vezes que já fomos assistir ficamos fãs, é algo único para quem gosta de ciclismo, pelo que ir ver duas etapas e ir de bicicleta é juntar o útil ao agradável”, refere César Quitério.

Admite que se trata de um desafio arrojado, com um elevado grau de dificuldade, mas estes onze aventureiros dizem estar preparados para enfrentar. “Somos amadores, mas durante o ano andamos juntos com alguma frequência, e nestas subidas a dificuldade está na velocidade que se queira imprimir, naturalmente que vamos fazê-las mais devagar com andamentos mais adequados e certamente que vamos conseguir”, acredita.

A logística para esta aventura também foi programada ao pormenor. “Está tudo tratado, temos um carro de apoio que vai conosco desde o primeiro dia e um outro que só vai juntar-se a nós na sexta-feira”, acrescenta.

Esta segunda-feira já foi concluída a primeira etapa de 190 quilómetros na ligação até Benavente. No fim-de-semana esperam chegar aos Pirinéus.

Os 14 convocados (entre ciclistas e equipa de apoio logístico) são: Ricardo Pires, César Quitério, Rui Cepeda, Vasco Ferreira, Vítor Guedes, Paulo Veiga, Filipe Lemos, Diogo Lemos, Vítor Carvalho, Aires Ribeiro, Martim Quitério, Rúben Guedes, Rui Cepeda Jr e Paulo Vilela.

1314 quilómetros de 8 a 14 de julho

1ª etapa Mirandela/Benavente 190,2 Kms (8 julho segunda-feira)

2ª etapa Benavente/Burgos 201,5 Kms (9 julho terça-feira)

3ª etapa Burgos/Bergara 163 Kms (10 julho quarta-feira)

4ª etapa Bergara/Orthez 198,6 Kms (11 julho quinta-feira)

5ª etapa (5,1) Orthez/Pau/Lourdes 153,8 Kms (12 julho sexta-feira)

5ª etapa (5,2) Orthez/Pau/Lourdes 16,1 Kms (12 julho sexta-feira)

6ª etapa (Tour de France) Lourdes/Lourdes 154 Kms (13 julho sábado)

7ª etapa Muros de Eibar (Arrate. Izua. Lixibaeta. Oiz) 92,2 Kms (14 julho domingo)

Assinaturas MDB