Candidatura no valor de 100 mil euros para requalificar capela de S. Bartolomeu

O Cabido da Catedral candidatou a recuperação e restauro a Capela de São Bartolomeu, em Samil, no concelho de Bragança, através da Direção-Geral das Autarquias Locais a um programa de financiamento da CCDRN. A candidatura foi submetida, com o investimento elegível de 100.000,00€ e a eventual comparticipação de 70.000,00€.
Em falta está a decisão do ministro da tutela, mas aguarda-se que a luz verde, para desbloquear a verba, esteja para breve, existindo possibilidade, posteriormente, de dar continuidade à requalificação da área envolvente à capela através da candidatura a outros programas de financiamento.
Foi precisamente no Santuário de S. Bartolomeu, no passado domingo, que foi apresentado o livro ‘Monte de S. Bartolomeu - A estância de Turismo de Bragança’, da autoria do Padre António Estevinho Pires, que reúne uma coletânea de textos da sua autoria publicados ao longo de um ano no jornal diocesano Mensageiro de Bragança.
O bispo diocesano, D. Nuno Almeida explicou ao Mensageiro que tem “esperança” que o livro contribua para que “se valorize rapidamente este miradouro, este lugar, porque é um lugar sobranceiro à cidade e, o facto de ter aqui uma capelinha, ainda mais com um apóstolo tão interpelante e tão simpático, tem todas as condições para o tornar num sítio de peregrinação, caminhada, subida, o que, também, significa encontrar momentos de lazer e de alegria”, referiu o prelado.