Nordeste Transmontano

Bruno Veloso aposta em transição geracional no partido

Publicado por AGR em Sex, 2022-10-21 09:43

A transição geracional no Partido Socialista é uma das apostas de Bruno Veloso, candidato à Federação Distrital de Bragança do PS, que entregou a sua moção - Revitalizar para crescer por um distrito com futuro - no passado sábado. “O distrito de Bragança enfrenta perda de população proporcional ao envelhecimento e é necessário atuar para inverter essa trajetória. É importante, ao nível dos partidos, fazer uma transição geracional, atrair novos rostos e novos militantes e voltar a definir uma agenda do PS para o distrito, com bandeiras assertivas do que são as reais necessidades. Temos de ir mais longe do que o programa do Governo e trabalhar com a sociedade civil e militantes para alternativas que se traduzam em coesão territorial”, explicou ao Mensageiro.

Bruno Veloso sublinha que é preciso “revitalizar a militância”. “Temos de ter cada vez mais militantes com capacidade de intervenção, abrir as portas à sociedade civil, atrair novos militantes com maiores qualificações, envolver os militantes no processo de debate. Isso faz-se com iniciativas e projetos mobilizadores. Os espaços do partido devem voltar a ganhar vida. Os alicerces da sociedade democrática estão abalados pelo descrédito da atividade política. Temos de perceber os motivos do afastamento”, destacou ainda.

Por isso, aposta na “formação dos atuais militantes”, na “atração de novos e qualificados militantes e não se deixará de fazer sem o reforço da intervenção dos jovens nas estruturas do partido”. Outro conjunto de linhas de ação passam por valorizar a militância. “A proximidade dos militantes, com os militantes e sociedade é fundamental para a credibilização. É fundamental saber apoiar a marca da nossa gestão autárquica e não podemos deixar para trás os que estão na oposição e dão o seu melhor pelo partido. O trabalho tem de ser feito junto das concelhias”, frisou, considerando que “a Câmara de Bragança tem de ser uma aposta vencedora”.

Bruno Veloso quer “dotar Federação com pensamento crítico, dando voz a temas que dizem respeito às pessoas mas, também, os temas que são a génese do PS como o acesso à saúde, Justiça e assistência social”.

O candidato fala ainda em “consolidar dimensão transfronteiriça” e “combater as velhas formas de fazer política”.

Assinaturas MDB