Braima Dabó está de regresso ao Ginásio Clube de Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2022-10-19 15:55

O atleta Braima Dabó está de regresso ao Ginásio Clube de Bragança (GCB), após 5 temporadas a representar o Maia Atlético Clube.

O bissau-guineense, de 29 anos, voltou a uma casa que bem conhece e que representou nas épocas 2014/15 e 2015/2016. “Estou prestes a terminar a minha vida académica e quero lançar-me num projeto na Guiné-Bissau, entretanto, irei permanecer na cidade de Bragança, por um período de um ano, e nada melhor que voltar a representar o GCB, clube onde fui muito acarinhado”.

Questionado sobre os objetivos para esta época, Braima Dabó apenas almeja o sucesso coletivo. “Os meus objetivos não são os títulos individuais, mas sim contribuir para as melhores classificações coletivas do clube. Não será uma época fácil, pois fui recentemente pai, por isso conto com a compreensão do meu treinador José Regalo e tentarei fazer sempre o meu melhor,” afirmou.

O guineense é um exemplo de ‘fair-play’ e o seu gesto de desportivismo, em 2019, no Campeonato Mundial de Atletismo de 2019, ganhou reconhecimento mundial, quando socorreu o caribenho Busby, notoriamente desgastado, permitindo que o mesmo conseguisse terminar a prova eliminatória dos 5.000 metros.

Esta atitude foi premiada com o galardão do prémio ‘Fair Play de 2019’, concedido pela Federação Internacional de Atletismo, e a condecoração com o grau de medalha da Ordem do Mérito, entregue pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, além da homenagem por parte da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto da Guiné-Bissau.

“Continuo a ser o mesmo, não faço questão de ser um símbolo do ‘fair-play’, o que me preocupa é manter os meus princípios e valores em todas as situações da minha vida pessoal e desportiva. Quero melhorar e progredir como pessoa, sem ser necessariamente reconhecido por isso,” concluiu o atleta africano.

Braima está em Portugal desde 2011, quando ele e mais 14 alunos da região de Tombali, na Guiné-Bissau, vieram estudar para a Escola Agrícola de Carvalhais, em Mirandela.

Foto: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Assinaturas MDB