Argozelo dá a volta frente ao Macedo e regressa aos triunfos no Distrital (com galeria)
O Minas de Argozelo regressou, este domingo, aos triunfos no Campeonato Distrital da Divisão de Honra, ao vencer em casa o Macedo de Cavaleiros, por 2-1, em jogo da 8.ª jornada. A partida ficou marcada pela estreia inglória de André Irulegui no comando técnico do emblema macedense.
O jogo começou num ritmo frenético, com um golo madrugador de Bruno Souza, aos 2 minutos, a dar azo aos festejos efusivos da equipa visitante. O avançado brasileiro mostrou sentido de oportunidade e, de cabeça, aproveitou a defesa incompleta de Henrique ao remate de meia-distância de Caravana.
Sem demora, o Argozelo respondeu três minutos depois, por Hélder Daniel, que, utilizando a sua velocidade, em transição, soube tirar proveito da passividade da defesa macedense.
A reviravolta no marcador aconteceu ao minuto 24, por Jonathan, que, diante de uma má abordagem do guarda-redes Vítor Dias, teve a habilidade necessária para marcar o golo decisivo.
O resultado não sofreu mais alterações. No restante da partida, o Argozelo soube defender o seu espaço, apostando nas transições e num futebol calculista. O Macedo de Cavaleiros, apesar de algumas oportunidades, especialmente um remate de Bruno Souza à barra já em período de descontos, viu ainda a expulsão de Maki por acumulação de amarelos, aos 80 minutos, o que dificultou a sua tarefa de conquistar pontos em Argozelo.
Nas entrevistas pós-jogo, o treinador do Argozelo, Carlitos Rodrigues, considerou a vitória justa. “Foi uma vitória merecida, num jogo prático, sem grande espetáculo. Estávamos obrigados a vencer depois de um jogo abaixo das nossas capacidades contra o Rebordelo e da derrota injusta em Mirandela. Temos um plantel curto, mas os jogadores demonstraram vontade e ambição para interpretar bem o que trabalhámos durante a semana.”
O próximo compromisso do Argozelo será para a 2.ª mão da Taça Distrital AF Bragança, marcada para o próximo domingo, onde receberá novamente o Macedo de Cavaleiros, com a difícil tarefa de recuperar a desvantagem de 2-0 trazida da primeira mão. “Este resultado dá-nos confiança para a 2.ª mão. Temos de pressionar o Macedo de Cavaleiros, anulando os seus pontos fortes, e aproveitar o fator casa para inverter a eliminatória.”
Por sua vez, André Irulegui, novo treinador do Macedo de Cavaleiros, mostrou-se resignado com a estreia infeliz. “Não foi um bom domingo, nem a estreia desejada. Em desvantagem, é muito complicado tirar pontos aqui, num jogo em que até entrámos bem. Com 10 jogadores, podíamos ter feito algo mais, mas acredito que, sem tirar mérito ao Argozelo, o resultado não é justo, tendo em conta as oportunidades que criámos.”
Irulegui acredita no potencial da sua equipa, mas redefine os objetivos para a época, considerando a conquista do campeonato distrital como uma meta já fora do alcance. “Pontualmente, não é fácil olhar para o campeonato, e a Taça é vista agora de outra forma, assumindo-se como um dos objetivos da época. Acredito que na 2.ª mão será um jogo diferente, em que temos vantagem, e o adversário terá outra postura, mas é preciso muito cuidado neste campo.”
O Campeonato Distrital da Divisão de Honra retoma a 15 de dezembro, após a realização da 2.ª mão da Taça Distrital da AF Bragança, marcada para o dia 8 de dezembro.
Os jogos Argozelo – Macedo e Vinhais – Moncorvo, com as equipas de Vinhais e Macedo a partirem em vantagem após triunfos por 2-0 na primeira mão, irão definir as equipas apuradas para a fase seguinte.
Fotos: Guilherme Moutinho