ANAFRE reclama instalação de 200 multibancos nas freguesias do interior
Aumentou um por cento face ao ano de 2022 o número de caixas multibanco em Portugal (ATM), passando de 12366 para 12501. Número que não satisfaz e que levou a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) a pedir ao novo governo que cumpra o acordado com o anterior executivo que previa a instalação de 200 caixas nas freguesias mais necessitadas.
O cenário é de défice. No ano passado o Banco de Portugal divulgou um estudo sobre a cobertura da rede de acesso a numerário em Portugal, relativo a 2022, onde se indica que 30 das 3092 freguesias do país poderão ser afetadas no caso duma eventual contração da rede bancária, por estarem a mais de dez quilómetros do ponto de acesso mais próximo e a mais de 15 quilómetros do segundo ponto de acesso mais perto.
No país 99% da população dispõe de um banco a menos de 5 km de distância da freguesia de residência, mas 50 localidades estão a uma distância superior a 10 km de um balcão ou de um ATM.
Nessas 30 freguesias, por distarem 10 km do banco mais próximo, se houver encerramento de balcões ou caixas multibanco ficam em situação crítica. Das 30 freguesias identificadas 12 pertencem ao distrito de Bragança, oito ao de Vila Real, três ao distrito de Beja, duas a Faro, quatro à Guarda, uma a Viana do Castelo. No conjunto dessas freguesas residiam cerca de nove mil pessoas.