50 anos 50 poemas expostos no Comércio Local
As montras dos comerciantes de algumas ruas da cidade de Bragança assumem o espaço de “galeria” para exposição dos 50 poemas recolhidos a propósito da celebração dos 50 anos do 25 de abril pelo Agrupamento de Escolas Miguel Torga.
De outubro a abril, em determinadas horas, em determinados dias, em simultâneo, nas diversas salas de aula da Escola Miguel Torga, em Bragança, leram-se poemas sobre liberdade.
A iniciativa de leitura programada estava incluída no projeto “50 anos 50 poemas”, que consistiu na recolha de textos poéticos de exaltação da liberdade. Essa recolha resultou na criação de uma exposição, com um poema por painel, que o Agrupamento de Escolas quer agora partilhar com a cidade e a comunidade. “E que melhor forma de o fazer do que através do comércio local?”, questiona o mentor do projeto, José Domingues, que desafio a Associação Comercial, Industrial e Serviços a “montar” esta exposição junto dos seus associados.
Assim as montras de diversos comerciantes vão exibir, de 14 a 30 de junho, esta exposição. Os cidadãos são convidados a percorrer todo o centro da cidade, para poderem ler ou reler, os poemas e recordar a importância dos valores da liberdade.
É também uma forma dos mais jovens, já nascidos em democracia, valorizarem as conquistas de abril, nomeadamente a leitura, a liberdade de pensamento, expressão e manifestação de ideias e ideais.
Para a ACISB, para além de responder a uma solicitação da comunidade escolar, é uma oportunidade de mostrar, uma vez mais, que o comércio está sempre de portas abertas para iniciativas que possam enriquecer a cidade.
Junta-se à iniciativa de transformar a zona comercial da cidade numa galeria viva, a comunicação social local, associados da ACISB, nomeadamente a Rádio Brigantia, com emissão programada, no dia 14 de junho, a partir da Praça da Sé, dando voz aos alunos, à escola, aos comerciantes e à população em geral.
Também os jornais, Mensageiro de Bragança e Jornal Nordeste, se juntam à iniciativa, em homenagem à liberdade de imprensa.
A exposição tem despertado o interesse, em diferentes contextos, integrou o Festival Literário de Bragança e até já viajou para Vila Nova de Gaia.
Esta atividade é programada pelo Projeto Cultural de Escola "Arte(S) de Crescer"/ Plano Nacional das Artes” do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança.