Está com dificuldades em pagar o seu crédito à habitação? Saiba que a adesão à moratória pública poderá ser feita até 31 de março.
A moratória pública excecional de proteção dos consumidores que visa, no atual contexto, ajudar as famílias afetadas pela Pandemia e com dificuldades financeiras no pagamento do crédito habitação, possibilitando a suspensão do pagamento das prestações do crédito.
Quem não tenha aderido à moratória pública em 2020, poderá agora fazê-lo até 31 de março. As famílias portuguesas poderão beneficiar dos efeitos desta medida por um período máximo de 9 meses.
Importa ainda referir que esta moratória abrange apenas o crédito habitação, hipotecário e crédito ao consumo para fins de educação, pelo que quem tiver empréstimos ao consumo, crédito pessoal ou cartões de crédito por exemplo, fica sem possibilidade de aceder à medida especial de suspensão de encargos com juros e capital.
Podem ainda aderir os consumidores que “relativamente às operações de crédito em causa, beneficiem ou tenham beneficiado das medidas de apoio por um período de aplicação de efeitos inferior a nove meses”, sendo que, no limite, poderão gozar desta medida por nove meses.
Para mais esclarecimentos contacte a DECO. A Associação tem um protocolo de colaboração com o Município de Alfândega da Fé (279 468 120) e com o Município de Macedo de Cavaleiros (278 098 078 ext. 463) para apoio aos munícipes. Contacte os serviços municipais ou envie-nos um email para deco.norte@deco.pt