A minha Homenagem às Livrarias do Nordeste Transmontano
Vivo em Trás-os-Montes já lá vai para mais de quarenta anos. Fui professor de História e, sem ler livros de História, Arqueologia e Etnografia, não podia ensinar aos meus alunos, como eu gosto de ensinar. Adoro ler livros, são a minha paixão e, para meu desgosto, vejo que aqui no Nordeste Transmontano, que há cada vez menos livrarias. Os livros são para mim, os meus melhores amigos, pois com eles aprendo muito do que sei e, sobretudo, aquilo que quero saber. Agora, que já estou aposentado, passo os meus dias a ler e escrever, escrever e ler, e a minha companhia diária, são os livros.
Eu adoro Bragança e, obviamente, quando lá vou, ir às suas livrarias. Quando vou a Bragança, é para mim ”obrigatório” ir ver o meu “santuário” que é a Livraria/papelaria “Rosa D’Douro”, situada na Praça da Sé, onde vou encontrar muitos livros (e canetas de aparo, de tinta permanente, que eu adoro), e muitos outros livros que me interessam. Nesta livraria, do meu Amigo Sr. Casimiro (com origens em Bemposta, concelho de Mogadouro), tem uma prateleira só com livros de autores (ou editores) transmontanos. É de louvar esta excelente iniciativa, pois um dos seus amores é de divulgar os autores da nossa terra. Isto é de louvar, o que eu, como leitor e autor, adoro ver. Os nossos autores devem ser divulgados e acarinhados, pois têm uma nobre tarefa de divulgar, o nosso património histórico, arqueológico e tradicional. Bem-haja meu ilustre amigo.
Também temos que louvar, por exemplo, a Editora “Lema D’Origem”, do meu amigo Sagué, (António Lopes), cuja editora se situa em Carviçais, concelho de Torre de Moncorvo. Há uns anos (e eu dei aulas de História em Torre de Moncorvo, durante muitos, muitos anos), nunca pensei que haveria de ter neste concelho, uma Editora, e com este nível de produtividade e qualidade.
Também quero louvar a Editora “Âncora Editora”, que tem publicado imensos livros sobre Trás-os-Montes, ou de escritores transmontanos. Penso que esta singela homenagem é justa e que todos os transmontanos (de nascimento ou de vivência) estarão de acordo comigo. Trás-os-Montes agradece a vossa obra e o amor que lhe dedicam. Bem hajam!