Virgílio Tavares apresenta livro sobre 50 anos do poder local nas cerimónias do 25 de abril
“50 anos do Poder Local em Mirandela: 1973-2022”, estão agora retratados num livro da autoria de Virgílio Tavares, apresentado, no dia em que se assinalaram os 50 anos do 25 de abril, em Mirandela.
São 380 páginas, cerca de 80 fotografias num livro que necessitou de mais de duas mil horas de trabalho e pesquisa.
A ideia de avançar para este livro “já surgiu na comissão permanente da assembleia municipal durante o mandato de 2017 a 2021 e que teve o seguimento na comissão permanente deste mandato”, revela o autor.
“Como já tinha alguns elementos, comecei a investigar”, acrescenta Virgílio Tavares que espera ter deixado um legado importante para os mirandelenses. “Têm aqui o registo das principais realizações do poder local, ao longo dos anos, e ao mesmo tempo permite que os investigadores que pretendam avançar com mais pormenores sobre determinada matéria possam fazê-lo”.
Virgílio Tavares diz ter feito questão de incluir no livro o ano anterior à revolução dos cravos até para existir “um termo de comparação” entre os dois regimes. “Para se saber como era o poder, em 1973, como foi no período de transição até 1976 e depois com a primeira eleição, em dezembro de 1976, o início da democracia e verem as diferenças, tendo em conta ainda a entrada de Portugal na União Europeia que deu origem ao surgimento de mais verbas que permitiu muitas das benfeitorias para o nosso bem-estar”, sustenta.
Virgílio Tavares tem no livro o testemunho de algumas personalidades de Mirandela sobre a sua visão dos 50 anos de poder local e revela que o seu trabalho de investigação teve alguns constrangimentos. “Houve pessoas que convidei e não entregaram os trabalhos, e na parte da investigação houve um livro de atas da câmara do início de 1976, que não apareceu”, conta.
O livro “50 anos do Poder Local em Mirandela: 1973-2022”, da autoria de Virgílio Tavares, foi apresentado no auditório da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.