Entrevista a João Botelho, realizador

Primeira sessão do filme ‘As meninas exemplares’ foi em Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qui, 11/13/2025 - 09:24

O Teatro Municipal de Bragança teve o privilégio de receber em primeira mão a exibição do último filme do realizador João Botelho, antes da estreia em Lisboa amanhã. A película ‘As meninas exemplares’ vai passar por todas a capitais de distrito portuguesas, sendo acompanhado com uma exposição com obras de Paula Rego, a cuja obra o realizador foi beber inspiração. Antes do filme o cineasta falou com os espetadores que encheram o auditório do TMB.
João Botelho falou em exclusivo ao Mensageiro.

P: ‘As meninas exemplares’ é um filme inspirado na obra de Paula Rego e nos livros da condessa de Ségur. Porquê o tema da infância?
JB: Sim, e nas minhas irmãs. Tinha três irmãs mais velhas e aprendi a ler com os livros da Condessa de Ségur. A ideia é olhar para a infância e ver se éramos felizes ou não.

P: Era um projeto antigo?
JB: Sim, com alguns anos. Uma altura encontrei a Paula Rego em Veneza e ela contou-me que gostava muito de uma adaptação que o pintor David Hockney tinha feito para o Rake’s Progress [que reinterpreta a obra de William Hogarth através de um conjunto de gravuras]. Hockney tinha feito os cenários e roupa. A Paula disse-me eu faço-lhe isso tudo, cenários e roupa. Faço tudo. Só que o projeto demorou muito a concretizar-se. O filme demorou. Quando me deram o apoio para o fazer, a Paula já não estava entre nós.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA OU ONLINE EM PDF

Assinaturas MDB