Presidentes de junta ajudaram a eleger Eduardo Malhão presidente da Assembleia
Os 34 presidentes de junta de freguesia eleitos pelo PSD foram determinantes para eleger Eduardo Malhão, do PSD, novo presidente da Assembleia Municipal de Bragança.
A lista do PS, encabeçada por Jorge Novo, elegeu 20 membros para a Assembleia, contra os 18 da lista do PSD, encabeçada por Eduardo Malhão. Chega e Iniciativa Liberal elegeram um membro cada um. Contudo, o PS só tem cinco juntas contra as 34 do PSD, votos que contam na eleição da Mesa da Assembleia.
Aí, o PSD apresentou uma lista, com Eduardo Malhão, Bruno Veiga (Babe) e Gracinda Amaro, que comou 42 votos, contra os 32 da lista B, de Jorge Novo. Houve ainda quatro brancos e um nulo.
Assim sendo, a convicção das hostes do PSD é que ainda terá havido pelo menos cinco presidentes de junta a não votar em Eduardo Malhão, que não quis falar aos jornalistas.
Jorge Novo frisa que o resultado “não correspondem de modo algum àquela que foi a expressão do voto de cada uma das cidadãs e de cada um dos cidadãos. Ficará com o juízo e a consciência de cada membro desta Assembleia não ter correspondido à expressão que os cidadãos tiveram em urna no seu voto”.
Garantindo que mantém o mandato, mostrou-se “bastante triste” por não lhe ter sido dada a oportunidade, pelo plenário, para explanar as razões da sua candidatura à presidência da Mesa da Assembleia Municipa
