Macedo de Cavaleiros

Novo helicóptero do INEM já voa no distrito

Publicado por Glória Lopes em Qui, 07/03/2025 - 09:40

O Tribunal de Contas (TdC) anunciou na passada segunda-feira que concedeu o visto ao contrato doInstituto Nacional de Emergência Médico ( INEM) para o transporte aéreo de emergência médica, no âmbito do concurso público internacional, que prevê a operação de quatro helicópteros pela empresa Gulf Med. “O TdC informa que concedeu o visto ao contrato do INEM relativo à locação de quatro meios aéreos e aquisição de serviços de operação e manutenção das aeronaves para o serviço de helicópteros de emergência médica”, adiantou o tribunal num comunicado.
A concessão deste visto foi anunciada na véspera de a Força Aérea Portuguesa (FAP) iniciar o transporte de emergência médica, na passada terça-feira, com quatro helicópteros disponíveis 24 horas por dia, uma operação transitória que envolve também dois aparelhos da empresa Gulf Med, que só vão operar durante o dia.
O transporte por meios da Força Aérea havia sido decidido na última semana. Esta foi a solução encontrada pelo Governo até que o contrato que resultou do concurso público adjudicado à empresa Gulf Med, em março deste ano, obtivesse o visto do Tribunal de Contas.
O concurso público foi lançado em novembro de 2024, tendo a decisão final de adjudicação à Gulf Med sido anunciada em março deste ano, prevendo a operação de quatro helicópteros que ficarão nas bases do INEM de Macedo de Cavaleiros, Viseu, Évora e Loulé entre julho de 2025 e o final de 2030.
A Gulf Med adiantou que o investimento nos quatro helicópteros Airbus H145 foi de 40 milhões de euros e que pretende também desenvolver a formação de pilotos portugueses e criar uma organização de formação certificada em Portugal.

Assinaturas MDB