Município quer comprar antigo Seminário de Vinhais à Diocese
A Câmara Municipal de Vinhais está interessada em comprar o antigo Seminário da vila, um edifício que está sem utilização há vários anos e dar sinais de degradação.
O imóvel é propriedade da Diocese de Bragança-Miranda. O autarca de Vinhais, Luís Fernandes, admitiu que já houve uma reunião entre as partes porque o município está interessado na aquisição. “Atendendo à importância que este património tem para o concelho decidimos falar com a Diocese no sentido de mostrar a nossa vontade em adquirir aquele espaço. Tendo em atenção a degradação do edifício, a Câmara só pode intervir sendo dona. Por isso, já fizemos uma primeira reunião e agora iremos fazer outra no sentido de ver se há possibilidade e disponibilidade por parte da Diocese para chegar a um acordo e a câmara adquirir o seminário. Para, pelo menos, ter a possibilidade de fazer algumas obras de manutenção”, explicou o autarca.
O município quer comprar “dentro das condições normais e legais da Diocese em chegar a valores que entendermos corretos”, afirmou Luís Fernandes.
Para já não há projeto delineado para o edifício. “Em primeiro lugar há que dar os passos necessários para adquirir e depois estancar a degradação, que já é visível”.