Macedense fecha pré-época com vitórias na apresentação aos sócios (com galeria)
O Grupo Desportivo Macedense venceu o Grupo Desportivo e Cultural de Salto e a Associação Recreativa Alfandeguense, num torneio triangular promovido pelo emblema macedense que serviu para a apresentação da equipa principal aos sócios que acorreram, este sábado, ao Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.
A cerimónia de apresentação realizou-se antes do último jogo do torneio, onde foram revelados os 14 jogadores que integram o plantel para a época 2024/2025 no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal.
Destacam-se, entre os reforços, a contratação do internacional angolano Gomito, o regresso de Banha e a chegada do ex-Benfica Adrien. Em contrapartida, Riquinho, David Andersson e Jony deixaram o clube.
No primeiro encontro do triangular, a equipa da casa impôs-se claramente frente à formação de Vila Real, vencendo por um contundente 6-0. No entanto, o jogo de encerramento do torneio, que colocou frente a frente as duas equipas do distrito brigantino, revelou-se mais disputado e emotivo.
A vitória por 4-2 da equipa de Macedo de Cavaleiros foi alcançada com muito esforço, após a Associação Recreativa Alfandeguense ter surpreendido ao chegar ao intervalo com uma vantagem de 0-2, fruto de dois golos de Ricardo Rodrigues (8' e 18'), que colocaram os anfitriões em dificuldades.
Na segunda parte, motivados pelo discurso ao intervalo do treinador Bruno Angélico, os jogadores macedenses protagonizaram uma reviravolta notável. João Pedro (25’), Zé Carvalho (30’ e 33’) e o reforço Adrien (39’) marcaram os golos que garantiram o triunfo e selaram uma vitória suada para o Macedense.
Já perto do final do encontro, Erick, do Macedense, foi expulso aos 37 minutos por agressão a Rafael, enquanto Ricardo Rodrigues, da Alfandeguense, recebeu o segundo cartão amarelo, resultando na sua expulsão por acumulação de amarelos.
Na ‘flash interview’, o treinador do Macedense, Bruno Angélico, analisou o desempenho da equipa após o torneio triangular. “A Alfandeguense entrou aguerrida, enquanto a minha equipa estava em ‘modo de festa’ devido à boa exibição anterior contra o Salto, onde vencemos por 6-0. Embora não tenhamos desligado da festa de apresentação, percebemos que no segundo tempo precisávamos ajustar a nossa abordagem, o que nos permitiu operar a reviravolta.”
Segue-se a participação no Nacional da 2.ª Divisão de Futsal, com a primeira jornada marcada para o dia 5 de outubro, onde o Macedense fará a sua estreia com uma deslocação ao reduto do Marítimo. “Na primeira jornada, defrontamos um adversário difícil, o Marítimo, numa deslocação sempre complicada a nível logístico. Mas é certo que daremos o nosso máximo.”
“Sabemos que o formato da prova é muito difícil, com apenas 11 jogos e os quatro primeiros a seguirem para a fase de subida. O nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos e conseguir a manutenção,” acrescentou.
Do lado da Alfandeguense, António 'Tozé' Franco demonstrou satisfação com o desempenho da sua equipa. “No primeiro jogo (derrota por 2-4 com o Salto), a equipa revelou alguma apatia na disputa de bola, mas contra o Macedense mostrámos uma atitude muito diferente, com mais empenho, e fiquei bastante satisfeito com a nossa exibição.”
Os jogos oficiais da Alfandeguense começam já na próxima sexta-feira, com uma visita ao Sendim, e Tozé Franco garante uma equipa determinada a lutar pela vitória. “Estamos prontos para enfrentar os desafios do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Futsal. O nosso objetivo é pensar jogo a jogo, sem grandes euforias, e tentar chegar à Final Four da Taça Distrital.”
Questionado sobre o arranque da época desportiva, David Vaz, presidente do Macedense, expressou a determinação da direção em alcançar resultados iguais ou melhores que nas épocas anteriores. “Estamos prontos para mais uma época, e este torneio marca o fim de um ciclo de preparação. As nossas expetativas são as mesmas de antes: procurar a manutenção o mais rapidamente possível. É sabido que lutamos contra as dificuldades da interioridade, mas tentaremos sempre lutar com brio e alcançar os nossos propósitos.”
Na sua segunda época à frente da atual Direção, David Vaz também abordou a criação da Academia Macedense, que considera fundamental para a evolução do clube. “A Academia Macedense surge da vontade de elevar a formação a um patamar superior, assim como conseguimos com a equipa sénior. Por isso, estamos a realizar um investimento significativo em recursos humanos e logísticos para formar jogadores para a equipa principal, com o empenho de colocar equipas de formação nos campeonatos nacionais,” concluiu.
Fotos: Guilherme Moutinho