Bragança

Governo promete aos bombeiros terceira EIP "para breve"

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2024-12-12 09:40

Foi na celebração do dia da padroeira dos bombeiros de Bragança, Nossa Senhora da Conceição, que o Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro garantiu que o prometido apoio à constituição de uma terceira Equipa de Intervenção e Proteção (EIP) estará para breve.

Durante o seu discurso, o governante sublinhou que haverá novidades "em breve". "Estou certo que teremos novidades para breve. Vamos fazer também pequenos acertos na portaria das EIPs, que acho que poderão ajudar", garantiu, prometendo, também, apoio para a remoção do telhado de amianto, uma medida há muitos anos reclamada.

Paulo Ribeiro homenageou ainda a Unidade Militar de Emergências de Espanha. "É um dia de celebração da amizade e cooperação entre dois países que têm uma relação histórica. Os meus agradecimentos em nome do Governo pela ajuda que a UME deu no combate aos terríveis incêndios de setembro deste ano", pelo que lhe foi concedida uma medalha de mérito.

"Quando se fala em coesão territorial, o papel dos bombeiros é inestimável. São essenciais para o socorro e no transporte de doentes urgentes", frisou o Secretário de Estado.

Também o presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, reiterou o compromisso do município em apoiar os bombeiros do concelho. "Reconheço que os desafios são muitos, especialmente num tempo em que as exigências do vosso trabalho aumentam e os recursos, por vezes, são limitados. Quero, por isso, reiterar o compromisso do Município de Bragança em continuar a investir na vossa formação, no vosso equipamento e na valorização do vosso trabalho. É nossa responsabilidade, enquanto representantes da comunidade, assegurar que o vosso esforço é devidamente reconhecido e apoiado", sublinhou.

Discursos que deixaram o presidente da Associação Humanitária, José Fernandes, satisfeito.

"Está no bom caminho. A Câmara Municipal já se pronunciou por escrito e esperemos que o Governo aceite e brevemente tenhamos cá a terceira EIP, que bem precisamos dela.

Estava quase implementada mas como caiu o Governo não houve orçamento de Estado. Quando se começar a implementar o novo orçamento em janeiro, acredito que teremos a terceira EIP", explicou.

José Fernandes, que ainda este mês será candidato único a um segundo mandato, lembrou que ao longo do último ano, os bombeiros de Bragança fizeram 14 mil serviços e apenas 58 foram incêndios florestais.

"Percorremos mais de milhão e meio de quilómetros para que ninguém faltasse à hemodiálise, à fisioterapia, aos exames e aos tratamentos", frisou.
Após a parada e a cerimónia de homenagem aos homens caídos em serviço, realizou-se a eucaristia e a bênção de seis novas viaturas, que representam um investimento de cerca de um milhão de euros.

"É um leque variado. Desde um veículo urbano de combate a incêndios a um veículo de comando, a um carro autotanque, uma ambulância e duas viaturas de transporte de doentes.

Vêm ajudar as pessoas nas necessidades primárias. Tudo o que temos é comprado pelas pessoas e para as pessoas.

O financiamento foi conseguido com trabalho e esforço. Uma das viaturas foi dada pelo Governo e as outras adquiridas pela Associação", apontou.

 

Festa da padroeira

 

Entidades

 

Discursos

 

Parada 2

 

Parada

Assinaturas MDB