Festival Literário de Bragança “foi um sucesso”
Terminou sob o signo do sucesso o VIII Festival Literário de Bragança por onde em quatro dias passaram mais de uma centena de participantes, entre autores, escritores, artistas e alunos. Perto de mil leitores de várias idades num conjunto de 40 iniciativas diferenciadas, como exposições, apresentação de livros, conversas e encontros com escritores, momentos musicais e poesia. “O balanço é extremamente positivo. Foi um sucesso extraordinário porque o início do planeamento foi concretizado na integra. Com uma participação muito ativa das pessoas, sempre com sala cheia. Foi um sucesso. Multidisciplinar, multigeracional e descentralizador”, explicou o presidente da Câmara, Paulo Xavier, à margem da cerimónia de encerramento, no passado sábado.
Com o tema “Discursos Literários do 25 de Abril”, o festival realizou-se entre 22 a 25 de maio, com várias iniciativas na cidade e na aldeia de Rebordãos, nas escolas, instituições particulares de solidariedade social, nos estabelecimentos prisionais e nos equipamentos culturais. “Bragança foi um verdadeiro palco de celebrações da literatura, cultura e conhecimentos”, acrescentou o autarca que destacou a homenagem aos militares de Abril. “Foi um momento importante. Encerramos o festival, com tantos escritores que vieram a Bragança, e escritores de renome, demos um passo na afirmação de Bragança na cultura e na educação”, vincou.
A organização do festival custou cerca de 14 mil euros. “Não é uma despesa, mas um grande investimento”, acrescentou o autarca.