// Diocese

Faleceu o cónego António Augusto Rodrigues Amado

Publicado por Redação em Seg, 2020-01-27 10:50

Realiza-se esta segunda-feira, às 14h30, a celebração das exéquias fúnebres do Cónego António Augusto Rodrigues Amado, que faleceu ontem aos 79 anos de idade. As cerimónias têm lugar na igreja matriz de Pinelo, Unidade Pastoral Senhora da Visitação.

Natural da freguesia de Pinelo, no concelho de Vimioso, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário missionário de Tomar. Foi ordenado presbítero em 28 de julho de 1968, por D. Manuel Ferreira da Silva, e enviado para missão em Moçambique. Aí foi prefeito, professor e reitor no Seminário Liceal Pio XII do Mariri, em Pemba (1969-1973); reitor do Seminário de Porto Amélia, também em Pemba e professor na Escola Jerónimo Romero, em Porto Amélia (1975-1976).
Regressa a Portugal em 1977 para a assistência espiritual do Seminário Maior de Valadares (Vila Nova de Gaia) dos Missionários da Boa Nova.
Em 1978 é nomeado Pároco de Pinelo e Vale de Frades. Mais tarde, assume a paroquialidade de Uva, Vimioso, Algoso, Campo de Víboras, Caçarelhos, Angueira e Vale de Pena no concelho de Vimioso.
Diretor do Secretariado diocesano das Missões foi Capelão hospitalar e Arcipreste de Vimioso. Integrou o Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral da Diocese tendo em 2006 recebido o título de Cónego.
Fundou o Rancho de Pinelo, lecionou na Escola EB 2,3 de Vimioso, presidiu ao Centro Social Paroquial de Santa Eulália, e escreveu o livro «Pinelo, terra com memória».
Em 2016, no âmbito do 500.º aniversário do Foral Manuelino de Vimioso, foi homenageado pelo Município.
Na Comunhão crente e orante unimo-nos à família do Cónego António Augusto Rodrigues Amado e a toda a Diocese de Bragança-Miranda.

Assinaturas MDB