Mirandela

Executivo da Junta de Freguesia da cidade aprovado só com elementos do PS

Publicado por Fernando Pires em Sex, 11/07/2025 - 19:10

Elemento da oposição viabilizou aprovação do executivo pelos socialistas.

Já há fumo branco no processo de instalação do executivo da junta de Freguesia de Mirandela e da Assembleia de Freguesia.

No passado dia 27 de outubro, não tinha sido viabilizada nenhuma das quatro propostas apresentadas pelo presidente da junta de Freguesia, Luís Soares, reeleito nas listas do PS, para a constituição dos quatro vogais que o vão acompanhar no executivo. Situação que resultou do facto de não ter conseguido a maioria dos mandatos nas autárquicas de 12 de outubro. O PS venceu, mas elegeu 6 mandatos contra 7 da oposição (5 da AD, 1 do Chega e 1 do Movimento Independente “DT – Amar Mirandela”).

Esta tarde, a primeira proposta apresentada por Luís Soares (precisamente a mesma que já tinha apresentado em primeiro lugar, no dia 27 de outubro, só como membros do PS) foi aprovada com 7 votos a favor e 6 contra.
Como a votação é secreta, não é possível saber qual dos membros da oposição terá votado favoravelmente, ao contrário do que tinha acontecido há 11 dias atrás.

Sendo assim, está instalado o executivo da Junta de Freguesia de Mirandela com Luís Soares como presidente, e quatro vogais: Filipe Nascimento, Paula Neves, Vítor Pratas e Lénia Remondes (todos da lista do PS).

De seguida, foram apresentadas duas listas para a eleição dos três membros da Mesa da Assembleia de Freguesia. A Lista

A tinha como candidata a presidente Eliete Lopes e ainda Francisco Pires e Maria Serapicos, como secretários (todos do PS).

A Lista B tinha Antónia Carvalho (AD) como candidata a presidente e ainda Cátia Batista (Chega) e José Mendes (DT- Amar Mirandela) como secretários.

Venceu a lista B por 7 contra 6 da Lista A.

Sendo assim, Antónia Carvalho tomou posse como presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia. Cátia Batista e José Mendes também tomaram posse como novos secretários daquele órgão autárquico.

Assinaturas MDB