Nordeste Transmontano

Escolas de Alfândega da Fé e Freixo integram a rede de escolas anticorrupção

Publicado por Fernando Pires em 29-10-2026 09:50

O Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta) e o Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, são os estabelecimentos escolares do distrito de Bragança que vão participar na 6.ª edição do programa “REDEscolas AntiCorrupção”, um programa escolar de literacia anticorrupção e promoção da integridade, destinado a alunos do ensino básico e secundário (atualmente entre o 5.º e o 12.º ano), em escolas públicas, privadas e profissionais, tanto em Portugal como no estrangeiro.

A revelação é feita pela ALL4integrity, que promove a iniciativa, acrescentando que no ano letivo 2026/2027, a REDEscolas AntiCorrupção regista “um novo máximo de participação, reunindo 108 escolas o que representa um aumento de mais de seis vezes face às 17 escolas que participaram na primeira edição, em 2021/22”, adianta em comunicado.

A rede integra atualmente 84 escolas públicas e 24 privadas, “refletindo uma crescente mobilização do setor educativo em torno da promoção de uma cultura de integridade”.

De acordo com o Realtório de Avaliação de Impacto (2025/2026), a percentagem de alunos que considera a participação na REDEscolas importante para si aumentou de 54,0% para 67,6%, enquanto a familiaridade com os temas da corrupção e da integridade passou de 5,28 para 6,13 pontos numa escala de 1 a 10.

Verificou-se ainda um aumento de 10,7 pontos percentuais no número de alunos que identificam a escola como uma fonte relevante de conhecimento sobre corrupção e integridade. A avaliação revela igualmente uma evolução positiva nos conhecimentos adquiridos pelos estudantes.

O número de alunos que respondeu “não sei” quando questionado sobre instituições de combate à corrupção diminuiu de 36,8% para 29,8%, enquanto aumentou o reconhecimento da importância da transparência, da educação e dos mecanismos de prevenção como fatores essenciais para a redução da corrupção.

Segundo a ALL4integrity, desde o seu lançamento, a REDEscolas AntiCorrupção tem vindo a afirmar-se como “uma das principais iniciativas nacionais de educação para a integridade, envolvendo milhares de alunos e centenas de docentes em atividades pedagógicas que estimulam o pensamento crítico, a participação cívica e a reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais íntegra”.

A participação das escolas de Bragança nesta 6.ª edição constitui “um importante contributo para reforçar estes valores junto das novas gerações e para afirmar o papel da educação na prevenção da corrupção”, conclui o comunicado.

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve