ESACT de Mirandela abre novo mestrado profissional no próximo ano letivo

A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT) e a Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) anunciaram, esta manhã, em comunicado, a abertura do novo Mestrado Profissional em Indústrias Culturais e Criativas, com início no próximo ano letivo. “O curso, com uma duração de dois semestres e um total de 60 ECTS, foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) pelo período máximo de seis anos”, adianta a nota enviada à nossa redação.
Esta nova oferta resulta de uma iniciativa conjunta das duas unidades orgânicas do IPB e “destina-se a profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência no setor empresarial. Destaca-se pela forte componente prática e pela formação atualizada nas áreas de Audiovisuais e Produção dos Media e Artes e Humanidades”, acrescenta o comunicado.
O curso terá uma abordagem de “campus aberto”, com aulas aplicadas em contexto real de trabalho e sessões práticas realizadas em empresas e instituições culturais, fomentando um ecossistema de conhecimento e inovação.
O comunicado adianta quais os principais objetivos de aprendizagem:
“Capacitar profissionais para responder aos desafios contemporâneos das Indústrias Culturais e Criativas, através de um estudo interdisciplinar de técnicas, processos e métodos; Estimular a autonomia e a criatividade, com projetos orientados para os contextos profissionais dos estudantes e a transferência de conhecimento para a comunidade; Desenvolver competências em organização, trabalho em equipa, liderança, pensamento crítico, inovação e reflexão sobre os desafios da sustentabilidade”.
Para a EsACT de Mirandela e a ESE do IPB, este mestrado “reflete o compromisso em oferecer uma formação diferenciada e ajustada às necessidades do mercado, promovendo o desenvolvimento de carreiras nos setores da cultura, comunicação, artes performativas e produção audiovisual”.