Comando Territorial de Bragança da GNR foi agraciado com medalha de grau ouro
O estandarte do Comando Territorial de Bragança da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi agraciado pela Ministra da Administração Interna com a medalha de grau ouro por serviços distintos, publicado em Diário da República e entregue em dia de aniversário, que se comemorou segunda-feira, em Vila Flor.
A data da criação do Comando Territorial, há 16 anos, foi assinalada com uma cerimónia no centro daquela vila do distrito de Bragança, com uma parada e exibição de meios a toda a população.
“Tivemos um momento que muito nos honra. O estandarte nacional é um símbolo da soberania, do Estado, e da nossa capacidade militar. Representa a bandeira da República e quando este símbolo da unidade é condecorado é algo que nos enaltece de forma absoluta, porque não é comum. Ficamos muito contentes quando a Senhora Ministra concedeu um público louvor no DR, em que alude às características da Unidade, e concede esta condecoração que é uma condecoração de excelência.
Ter o estandarte nacional banhado a ouro é o reconhecimento da bravura de todos os homens e mulheres que prestam serviço neste território”, sublinhou o Comandante António Lobo de Carvalho.
Neste momento, o Comando Territorial de Bragança tem 650 elementos, entre militares e civis que ali prestam serviço.
“É a quinta maior área do país, um território imenso e exige uma GNR preparada para os novos desafios. Assente numa base tecnológica e, para isso, formalizámos, já, aqui em Vila Flor um protocolo de colaboração em que implementámos uma capacidade, a EGuarda, dedicada aos idosos mais vulneráveis”, destacou.