Bragança segura a liderança frente ao Carção em jogo marcado pela expulsão da equipa técnica visitante
A formação do Grupo Desportivo de Bragança bateu o Clube Desportivo e Cultural de Carção, por 4-0, e permanece na liderança do Campeonato Distrital AF Bragança, após sete jornadas realizadas.
A equipa brigantina, a jogar em casa, apresentou novidades no onze habitual, com a chamada à titularidade do guarda-redes Lombo, em detrimento de André Reis, e no regresso do avançado Mantorras ao onze inicial.
No primeiro tempo, o jogo ficou marcado pela expulsão da equipa técnica do CDC Carção. Aos 16’, o treinador-adjunto Ricardo Forneiro recebeu o cartão vermelho direto perante uma arbitragem sem contemplações às críticas da equipa carçonense.
António Forneiro, técnico-principal do Carção, foi expulso, aos 34 minutos, por contestar uma falta e após o jogo queixou-se. “As equipas de arbitragem sabem que sou o 12.º jogador da equipa do Carção. As pessoas sabem que se eu tivesse sido mal-educado com o árbitro iria pedir desculpas no final do jogo, mas não peço. Fui expulso num momento de jogo em que não falei nada, só questionei por um cartão. Aceitava o amarelo e que fizesse o trabalho dele. Estou muito triste, o COVID afetou a minha equipa e sei que o rendimento estaria afetado. Saímos para o intervalo a perder 1-0 e sem treinador no banco fica mais complicado. Os meus jogadores já jogam ao som da minha voz, mas saímos daqui de cabeça levantada. Deixo um recado para o Conselho de Disciplina, venham observar os jogos e depois castiguem, se necessário, as arbitragens, como castigam jogadores e árbitros.”
Numa primeira parte disputada em ritmo lento era o avançado Mantorras quem criava mais situações de perigo. Aos 20’, o avançado brigantino recorreu à sua técnica e velocidade para ultrapassar a defensiva contrária, mas valeu ao Carção um corte precioso de Lafaiete a adiar mudanças no marcador. Um minuto depois, novamente Mantorras rematou colocado para uma defesa em esforço do guarda-redes Douglas.
Aos 26’, o médio do Bragança, Francisco Estanga, saiu lesionado na face e não evitou a necessidade de recorrer aos cuidados hospitalares, para o seu lugar entrou Marco Trigo.
Três minutos volvidos surge o golo do Bragança. Nuninho quebrou o nulo na cobrança de uma grande penalidade, a castigar falta de Gonçalo sobre Paulo Roberto.
Os visitantes conseguiram a melhor oportunidade, aos 33’, com Nuno Faiões a antecipar-se ao guarda-redes Lombo, após uma saída em falso da baliza, mas Michel intercetou o remate do avançado na pequena área.
Já na etapa complementar, aos 57’, surgiu o segundo golo da partida, com a assinatura de Paulo Roberto. O avançado brasileiro aproveitou o bom trabalho de Mantorras para empurrar a bola para o fundo das redes. Um lance que gerou protestos entre os jogadores do Carção e a atuação do fiscal de linha, levando à expulsão do capitão carçonense Lucas Finati.
No melhor momento dos brigantinos, Marco Trigo aproveitou uma rápida transição ofensiva do conjunto orientado por Lopes da Silva para, a passe de Mantorras, inscrever o seu nome na lista de marcadores.
O médio proveniente da formação brigantina fez a estreia a marcar no Campeonato Distrital e considerou que o golo é fruto do trabalho realizado durante a semana. “A sensação de marcar golo é única. É um momento difícil de explicar, marcar golo pelo clube da terra é sempre uma grande emoção. Espero marcar muitos mais golos e afirmar-me neste plantel. Trabalho muito para mostrar o meu valor nesta excelente equipa e sei que conseguirei”.
Os brigantinos sentenciaram a partida, aos 86’, com Nuninho a carimbar a vitória com o quarto golo da equipa da casa. O camisola 10 dos brigantinos recebeu o cruzamento de Kevin e na entrada da área disparou sem hipóteses para o guarda-redes Douglas.
No final do encontro, Lopes da Silva, técnico do Grupo Desportivo de Bragança, mostrou-se satisfeito pela conquista dos 3 pontos, mas lamentou a exibição. “Na primeira parte tivemos alguma dinâmica e construímos algumas boas jogadas, depois do golo adormecemos e falhámos na circulação de bola. No segundo tempo retificámos algumas situações, tal como a finalização e a circulação de bola. O resultado foi bom, mas a exibição podia ter sido melhor. Conseguimos o objetivo e isso é o que interessa”.
Contas feitas, o GD Bragança segura a liderança com 19 pontos e o Carção soma 8 pontos e mantém a sexta posição da tabela classificativa.
Na próxima jornada, agendada para dia 1 de dezembro, o Carção recebe o Sendim e o Bragança visita os Estudantes Africanos. As partidas estão marcadas para as 15:00.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 7.ª Jornada
Águia FC Vimioso – AE Africanos 2-2
FC Carrazeda – FC Vinhais 0-7
GD Bragança – CDC Carção 4-0
GD Sendim– GD Moncorvo 6-0
ADC Rebordelo – Minas de Argozelo 5-0
Vila Flor SC – GD Mirandês Adiado
Classificação
J V E D P
2.º ADC Rebordelo 7 6 0 1 18
3.º FC Vinhais 6 4 1 1 13
4.º GD Sendim 7 3 2 2 11
5.º GD Mirandês 5 3 2 0 11
6.º CDC Carção 6 2 2 2 8
7.º Minas de Argozelo 7 2 1 4 7
8.º Águia FC Vimioso 6 1 3 2 6
9.º AE Africanos 6 1 2 3 5
10.º Vila Flor SC 5 1 1 3 4
11.º GD Moncorvo 7 0 3 4 3
12.º FC Carrazeda 7 0 0 7 0
Próxima jornada 8.ª 1/12/2021
Minas de Argozelo-FC Carrazeda; AE Africanos-GD Bragança; FC Vinhais-Vila Flor SC; GD Moncorvo-ADC Rebordelo; GD Mirandês-Águia FC Vimioso; CDC Carção-GD Sendim.
Ficha
GD Bragança 4
CDC Carção 0
Estádio Municipal de Bragança
Árbitro: Paulo Silva
GD Bragança: Lombo; Adolfo (Kevin 45’), Veiga, Macky, Michel (Ruizinho 72’), Fabien Capelo, Estanga (Marco Trigo 26’), Nuninho, Mantorras, Litcha (Helton 64’) e Paulo Roberto (Ícaro 72’).
Treinador: Lopes da Silva.
CDC Carção: Douglas; Zé Andrade, Willian Lafaiete, Gonçalo, Costinha, Boris (Darame 76’), Lucas Finati, Ângelo Borges (Chumbo 76’), Nuno Faiões (86’), Álvaro Adão (Lubrano 84’) e Diogo Fernandes.
Treinador: António Forneiro.
Golos: Nuninho (29’ gp. e 86’), Paulo Roberto (57’) e Marco Trigo (69’).