Autarcas contestam encerramento de laboratório de sanidade animal
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, enviou uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar o seu empenhamento no sentido de ser revista a decisão do Ministério da Agricultura de encerrar o laboratório de apoio à atividade agro-pecuára de Mirandela, que será transferido para Vairão (Vila do Conde).
A CIM, que integra nove concelhos do distrito de Bragança, entende que aquela estrutura "faz muita falta para impulsionar o desenvolvimento do sector agro-pecuário da região, é fundamental para a criação de riqueza, criação de postos de trabalho e fixação da população", refere a missiva enviada a Passos Coelho.
Os autarcas lembram que o laboratório foi inaugurado há apenas 7 anos e foi justificado pela importância do setor pecuário em Trás-os-Montes constituindo o único laboratório do género para servir os distritos de Bragança e Vila Real.
Adiantam ainda que o laboratório realizou, em 2013, cerca de 380 mil análises de sangue para a deteção de doenças no efectivo pecuário da região, nomeada