TÉNIS DE MESA

Atletas do Chile preparam participação nos Jogos Olímpicos no CTI de Mirandela

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2024-07-12 15:46

O Centro de Treino Internacional de Ténis de Mesa de Mirandela foi escolhido por nove atletas chilenos para a preparação da sua participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024 que vão decorrer de 26 de Julho a 11 de agosto.

O elevado nível de qualidade técnica e a localização estratégica do centro criado há três anos pelo Clube Ténis de Mesa de Mirandela, são algumas das razões apontadas para esta escolha por parte dos atletas

Zhiying Zeng, atleta que nasceu na China, mas que emigrou para o Chile, foi uma das que escolheu Mirandela para preparar os Jogos Olímpicos na capital francesa. “Vim quase todo o ano para Mirandela porque tem um centro muito completo, com muitos jogadores de vários países, com um nível alto e diversos tipos de jogo, pelo que é sempre bom que antes de uma forte competição se adquire este tipo de treino”, refere a atleta que já em 2023 passou pelo centro internacional a quando da preparação dos jogos Pan’Americanos, onde conseguiu a qualificação para a sua estreia nos jogos olímpicos. “Conseguimos o terceiro lugar e agora decidi voltar para preparar os Jogos Olímpicos”, adianta.

Diga-se que Zeng - carinhosamente tratada por Tia Tânia pelos chilenos - vai fazer a sua estreia na maior competição do planeta, quando se prepara para completar 58 anos. “No dia 17 de julho, vou completar 58 anos, mas estou orgulhosa e super bem fisicamente”, garante.

Já Paulina Vega, outra chilena de 40 anos de idade, também está a preparar a sua presença nos Jogos Olímpicos deste ano, num centro que já conhece bem, dado que reside em Mirandela, há cerca de dois anos, e compete regularmente na superliga espanhola. Paulina espera obter melhor resultado do que nas suas duas anteriores participações nos jogos olímpicos. “Na verdade, já jogo ténis de mesa há 30 anos e penso que estes dois últimos anos foram os que mais consegui desfrutar porque aqui sinto-me como em minha casa, porque há um bom nível de treino, bons treinadores, bom ambiente entre todos, pelo que agora vou tentar bons resultados nos Jogos Olímpicos”, afirma.

Há ainda outros sete atletas chilenos que já passaram pelo Centro de Treino Internacional de Mirandela e que vão competir nos Paralímpicos Paris 2024: Matias Pino, Tamara Leoneli, Ignácio Torres, Florência Perez, Maximiliano Rodriguez, Manuel Echevegure e Luís Flores.

Para Isidro Manuel Borges, diretor técnico deste centro de treino, estas escolhas dos atletas “vem provar a enorme qualidade do projeto”, trazendo maior visibilidade internacional. “É uma preparação de um ciclo olímpico que fazemos em conjunto com os treinadores do Chile e quando o culminar é a qualificação dos atletas, é para nós um motivo de satisfação e de orgulho do que fazemos diariamente, e que acaba por ser o reflexo da confiança que depositam em nós para potenciar os atletas”, diz.

Este Centro de Treino Internacional de Mirandela está a funcionar desde 2021, criado em articulação com a Confederação Sudamericana de Ténis de Mesa, o CTM de Mirandela, o Município e a Junta de Freguesia local, com o intuito de aumentar a performance competitiva dos atletas latino-americanos.

Em três anos, já passaram pelo centro mais de 250 jogadores, dezenas de treinadores, provenientes de mais de 20 países.

Assinaturas MDB