AF Bragança entrega certificações a 22 clubes e aponta ao pleno
A Associação de Futebol de Bragança procedeu, nesta quinta-feira, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, à entrega dos diplomas e placas de certificação de entidades formadoras, relativos à época 2022/2023.
O ato solene contou com a presença de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e de António Ramos, presidente da AF Bragança, além de representantes dos clubes e entidades desportivas distinguidos e das autarquias do distrito de Bragança.
O dirigente da FPF, Fernando Gomes, destacou o crescimento significativo do número de entidades formadoras certificadas na região, refletindo uma tendência nacional. “Este é um processo nacional que tem evoluído nos últimos cinco anos, como prova a tremenda adesão dos clubes envolvidos na formação, com resultados notórios no aumento das suas condições. Há cinco anos, Bragança tinha cinco clubes certificados e, nesta cerimónia, entregámos a certificação a 22, indicando a importância deste processo e, sobretudo, a vantagem das melhorias nas condições de formação”.
António Ramos, presidente da AF Bragança, também sublinhou a importância do processo de certificação para o desenvolvimento dos clubes locais. “O número alcançado de 22 clubes certificados ainda é pouco para nós, sendo o objetivo que os nossos 34 clubes atinjam as metas da certificação e assim alcancemos o pleno. A certificação dá uma maior garantia de qualidade no trabalho de formação, em contraponto com o que sucedia antes deste processo. Nesse sentido, assistimos a um desenvolvimento nas práticas de trabalho para todos os agentes desportivos. Uma melhor oferta de condições torna mais atrativa a integração dos jovens jogadores nas equipas, com o aumento de praticantes de futebol, futsal e futebol de praia a provar essa premissa”.
Como Centro Básico de Formação de Futebol (CBFF), foram certificados o FC Mogadourense, o FC Mãe d'Água e a AD Paredes (feminino). Já como Centro Básico de Formação de Futsal (CBFF), os certificados foram atribuídos à Escola Arnaldo Pereira e à AR Santo Cristo (feminino).
Entre as Entidades Formadoras 2 Estrelas em futebol, destacam-se o Forte Carrazedense e o GD Cachão. Na categoria de futsal, o CA Mogadouro foi o clube certificado com 2 estrelas.
No que respeita às Entidades Formadoras 3 Estrelas em futebol, foram distinguidos o CA Macedo de Cavaleiros, o GD Bragança, o SC Mirandela, o GD Moncorvo, a Escola Crescer, o GD Mirandês, o ADSP Vale do Conde/ADC Rebordelo, o FC Vinhais e o FC Leão Negro. Em futsal, os clubes certificados com 3 estrelas foram o CSP Vila Flor, a AR Alfandeguense e o GD Macedense.
Nacionalmente, 1187 entidades participaram no processo de certificação na temporada 2022/2023, das quais 781 foram certificadas com uma a cinco estrelas. Além disso, 210 foram identificadas como Centros Básicos de Futebol, totalizando 991 entidades devidamente certificadas.
Foto: AF Bragança