Bragança

Virgílio Gomes apresentou dois novos livros na cidade

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-11-03 11:47

O escritor e investigador transmontano apresentou, na passada quinta-feira, dois novos livros em Bragança, um deles que já estava pronto há dois anos mas cujo lançamento ficou adiado devido à pandemia de covid-19.
Numa sessão aberta ao público na livraria Rosa D’Ouro, Virgílio Gomes deu a conhecer “Viagem por Portugal em 1484”, um original de Nicolaus von Popplau, um nobre polaco que no século XV viajou por Portugal.
Virgílio Gomes fez a tradução e as notas para melhor compreensão. “Este livro é uma tradução de um texto que nunca foi traduzido para Portugal e que tem facetas curiosas do século XV. Era um homem rico que viajava com o seu cozinheiro privativo e com outro criado. Quando herdou a fortuna do pai, decidiu viajar. Primeiro vai a Inglaterra e traz credenciais do Imperador.
Tem uma história muito engraçada de uma guerra entre o seu cozinheiro e a cozinheira de uma estalagem onde se hospedaram. A comparação com os outros povos é um aspeto engraçado”, explicou.
O outro livro chama-se “Petiscos de Açúcar e de Mel”, que reúne receitas também de Isabel Zibaia Rafael. “Estas receitas estão separadas das que são feitas com açúcar e das que são feitas com mel, uma delas especialmente preparada com mel de Montesinho.
Tem doces relativamente fáceis de fazer, com custo mais baixo e que se conservam”, explicou o autor.

Assinaturas MDB