Bragança

Rui Veloso homenageado no Teatro Municipal

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-11-03 11:51

O cantor Rui Veloso, considerado o ‘pai do rock português, foi homenageado sábado com o descerrar de uma plana no Teatro Municipal de Bragança, após um concerto.

A iniciativa partiu da Câmara de Bragança, que tem distinguido algumas das personalidades que passam por aquele equipamento cultural.

“Estas coisas têm o valor que têm. É mais para os outros do que para mim. Mas eu gosto muito de Trás-os-Montes e, por isso, é especial. A minha filha foi batizada em Moncorvo. A minha ex-mulher era da Açoreira. Lembro-me muito bem do queijo da Cardanha. Nunca deixo de ter azeite de Trás-os-Montes. Gosto muito do falar transmontano, da música. Até gosto do Mirandês. Deteto um transmontano em qualquer lado”, garantiu o cantor portuense, após o concerto. “Este foi um espetáculo completamente diferente dos do Porto e foi incrível na mesma”, garantiu.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, explicou que “só vem enriquecer o espaço e deixar uma marca positiva no TMB, por onde passam tantas e tão ilustres figuras, que deixam aqui uma marca grande”.

Este concerto integrou o projeto “cultura para todos”, que pretende “tornar a sociedade mais inclusiva”, nomeadamente para pessoas com deficiências auditivas.

“Para nós é um projeto extremamente importante e respondermos a uma necessidade de todas as pessoas terem acesso às mesmas coisas e não deixarmos alguns marginalizados pela sua condição física. O projeto começou há um ano e meio. Tivemos aqui profissionais de linguagem gestual que dão indicações a pessoas surdas. Também temos audioguias para outros equipamentos culturais.

Para já, é um projeto financiado com fundos comunitários mas a inclusão tem de ser um trabalho contínuo para que não se perca no tempo. Tem de haver continuidade e não deixaremos de tratar tudo o que for possível para dar continuidade”, explicou Hernâni Dias.

O projeto está orçado em cerca de 200 mil euros.

Assinaturas MDB