Freixo de Espada à Cinta

O escritor Xanana Gusmão recebe Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2021

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2022-10-31 21:19

O antigo presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, recebe na sexta-feira, o Prémio Literário Guerra Junqueiro, Lusofonia, numa cerimónia que vai decorrer em Freixo de Espada à Cinta.

“O escritor Xanana Gusmão é o primeiro autor timorense a ser galardoado com o prémio literário Guerra Junqueiro Lusofonia, Prémio que será entregue na sexta-feira pelas 11:00, no Salão Nobre da câmara de Freixo de Espada à Cinta e contará com a presença de várias entidades”, explicou Avelina Ferraz.

Kay Rala Xanana Gusmão é um político timorense e um dos principais ativistas pela independência do seu país, tendo sido durante largos anos líder da Resistência Timorense contra a ocupação da Indonésia.

“Os seus poemas são a memória de um homem que vivenciou a experiência dos traumas da diáspora, da barbárie e da violação do direito à vida e à liberdade. A sua poesia é a voz coletiva do povo timorense. A sua é escrita uma denúncia e um pedido de salvamento da memória", sublinhou Avelina Ferraz.

A curadora do Prémio, salientou ainda que “o escritor Xanana Gusmão reflete a influência de Guerra Junqueiro e todo o entusiasmo literário que os caracteriza.”

Por seu, lado, o presidente da câmara municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, destacou "o papel social, político e cultural que Guerra Junqueiro assumiu no seu tempo foi, e continua a ser, fonte de inspiração para escritores e poetas de todo o mundo, sobretudo dos autores dos países irmãos, como o caso dos Países de Língua oficial Portuguesa (PALOP)”.

“Este Prémio Literário, criado em Freixo de Espada à Cinta, tem como objetivo dar voz a quem pretende manter em aberto todos os temas pertinentes da sociedade e que deles façam as suas próprias causas através da escrita”, disse o autarca.

De acordo com Nuno Ferreira, o Executivo autárquico de Freixo de Espada à Cinta continua a trabalhar no sentido de dar a conhecer Freixo de Espada à Cinta além-fronteiras, valorizando o autor freixenista Abílio Guerra Junqueiro no panorama cultural internacional e, em simultâneo, fazer ecoar o nome do concelho para captação de turismo e de ligações culturais."

Natural de Freixo de Espada à Cinta, Guerra Junqueiro é o patrono desta iniciativa literária, que dá o nome ao Prémio, pelo compromisso e pela importância que o escritor e diplomata foi no seu tempo.

O legado de Guerra Junqueiro “é e continuará a ser uma fonte de inspiração para a formação de muitos poetas e escritores do século XX e XXI”.

O Prémio Literário Guerra Junqueiro, que em 2020 foi alargado à Lusofonia, “é um importante contributo para um movimento criador de uma união cultural lusófona responsável'', reitera Avelina Ferraz.

Instituído desde 2017, em Portugal, o primeiro prémio foi atribuído a Manuel Alegre, seguindo-se Nuno Júdice, em 2018, José Jorge Letria, em 2019, Ana Luísa Amaral, em 2020, e em 2021 a Hélia Correia.

Desde 2020, nos restantes países da Lusofonia, o prémio foi entregue a Lopito Feijóo, Raul Calane da Silva, Sidney Rocha, Olinda Beja, Jorge Carlos Fonseca, Tony Tcheka, Abdulai Sila, Dina Salústio e Vera Duarte Pina.

Estão em agenda as cerimónias de entrega do Prémio de 2021 a Abraão Bezerra Batista, do Brasil; Luís Carlos Patraquim, de Moçambique; Agustín Nze Nfumu, da Guiné Equatorial e João Tala, de Angola.

Assinaturas MDB