Vinhais

Jovem detido por suspeita de morte de idoso empurrou o homem na rua, que morreu da queda

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2024-05-03 10:39

Um homem de 26 anos foi detido na passada segunda-feira pela Polícia Judiciária (PJ) em Rebordelo, no concelho de Vinhais, por ser suspeito da autoria de um crime de homicídio, cuja vítima é um idoso de 84 anos.

A detenção está relacionada com uma situação ocorrida cerca das 19h00 do passado dia 17 de abril, na via pública, em frente a um café, onde tinha estado Amadeu Parada, o idoso, antigo cantoneiro da Junta Autónoma de Estradas. A PJ informou em comunicado que o arguido, Nuno,  que sofre de perturbações do foro psiquiátrico, investiu na direção do idoso. “Empurrando-o e projetando-o contra o solo, provocando-lhe ferimentos que determinaram a sua morte”, referiu a PJ.

“Eu estava cá dentro do café e ouvi muitas vozes.  Saí para ver do que se tratava. Dentro do café eles não discutiram”, explicou Américo Sacramento, proprietário do café, onde o suspeito e a vítima tinham estado.

Agressão ocorreu há duas semanas

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vinhais, Carlos Ferreira, indicou que foram chamados para um socorro em Rebordelo, mas inicialmente “a informação dava conta de uma doença súbita, só que à chegada da equipa ao local foi informada que se tratava de uma agressão”.

A vítima foi socorrida e estabilizada no local, mas acabou por ser transportada para o Hospital de Bragança, onde viria a morrer no dia 19. O funeral realizou-se na passada terça-feira, 23.  

Ao que apuramos o suspeito é um jovem que sofre de problemas do foro psiquiátrico, que vive com os pais naquela freguesia do concelho de Vinhais.

 

“Ambos eram clientes deste café e às vezes vinham cá”, explicou Fernando dos Santos, também cliente. “O Amadeu vinha por aqui e às vezes jogávamos à sueca. Era bom homem e conhecido de todos. A população está muito chocada com tudo isto, porque também conhecemos o rapaz. Este desfecho foi inesperado e trágico”, acrescentou.

Populares contaram que o jovem “é bastante encorpado e  tem  muita força”, mas não quiserem alongar-se em pormenores sobre o caso. “Ele fumava muito e andava por aqui a apanhar as priscas dos cigarros porque depressa fumava os que comprava. Não sabemos se o Amadeu fez algum comentário sobre o assunto. O rapaz andava por aqui sem fazer nada, sem ocupação, mais valia estar numa instituição”, acrescentou outro cliente do café.
O certo é que a tragédia deixou consternada a população, que  conhece ambas as famílias.

 

Assinaturas MDB