Honório Martins regressa ao ativo para liderar projeto ambicioso no Carção

Honório Martins, de 48 anos, vai assumir o comando técnico do Carção na época 2025/2026, regressando ao ativo após um ano de paragem. Com passagens pelo SC Mirandela, onde venceu todas as provas distritais, e pelo futebol feminino da AD Paredes, o treinador abraça agora um projeto que considera “credível” numa fase de renovação do clube.
“O que me levou a regressar ao ativo como treinador foi o projeto apresentado pelo Carção. A ideia proposta pareceu-me credível e por pessoas sérias, aliado à minha vontade de regressar ao treino”, revelou Honório Martins. O técnico realça ainda a importância do novo estádio: “O clube está numa nova fase, onde iremos estrear esta época o nosso estádio, onde deixaremos de andar ‘com a casa às costas’, o que é importantíssimo, com o clube a fazer a sua gestão de treinos conforme as necessidades e a nossa vontade.”
A nova estrutura do Carção pretende devolver ao clube a competitividade de outros tempos. “A proposta do clube é uma melhor classificação que o ano passado, o que é uma exigência fácil de aceitar, além de entrar na ‘final-four’ da Taça Distrital e terminar o campeonato nos cinco primeiros. Julgo que, perante o que me foi apresentado pelo presidente, são objetivos possíveis de alcançar”, indicou.
Presentemente, o foco está na construção do plantel, processo que tem sido condicionado pelo arranque tardio da preparação. “Estamos trabalhando no plantel para conseguir essas metas. Sabemos que a contratação dos jogadores que pretendia não é fácil, pois alguns já estavam apalavrados com outros, tendo em conta que partimos já com um mês de atraso em relação aos outros clubes”, admitiu, acrescentando que “o currículo do clube nos últimos anos tem estado abaixo do que são os pergaminhos do Carção, que mesmo sendo um clube modesto habituou a todos aos lugares cimeiros, o que dificulta ainda mais na contratação de jogadores.”
Quanto ao perfil de liderança, Honório Martins não deixa margem para dúvidas: “Sou um treinador muito fiel aos meus princípios, trabalho para criar famílias no balneário e isso é um passo importante para o sucesso. Tenho um plano de jogo definido e para o qual a ‘carta-branca’ do presidente na escolha dos jogadores foi fundamental na minha decisão de aceitar este desafio.”
Apesar dos desafios, o técnico demonstra confiança: “Só sei trabalhar para ganhar e quero ter uma equipa como eu pretendo. Isso dá-me forças para acreditar numa boa classificação.”
A equipa técnica está já fechada e será divulgada brevemente. “Teremos um adjunto, um analista e um treinador de guarda-redes, mostrando uma aposta séria também da Direção numa estrutura mais ‘profissional’.”
Sobre o campeonato que se avizinha, Honório considera tratar-se de uma prova de grande exigência: “A temporada 2025/2026 apresenta as características de um campeonato curto, onde os erros custam caro. Em termos competitivos temos o Vinhais e o Macedo como fortes candidatos, sendo que há outros clubes que terão certamente uma palavra a dizer.”
Apesar de não ter no futebol a sua principal atividade profissional, assume-o com total dedicação. “A minha profissão principal não é ser treinador, mas vivo isto com paixão. Após um ano sem treinar por opção, apesar das várias propostas apresentadas, as saudades já ‘batiam’ e, tendo a oportunidade de abraçar um projeto competitivo, fico encantado da vida,” concluiu.
A pré-época do Carção está agendada para começar a 17 de agosto, dando início oficial à preparação para a temporada 2025/2026.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho
Foto Galeria: CDCC