Nordeste Transmontano

Em 55 mil agricultores da área da CIM só 350 pediram Estatuto de Agricultura Familiar

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-09-29 09:32

A divulgação insuficiente do Estatuto de Agricultara Familiar, criado há mais de dois anos, é a explicação da diretora regional de Agricultara do Norte, Carla Alves, para a baixa adesão dos agricultores transmontanos a esta nova possibilidade de majoração dos apoios.
Até à data apenas 350 agricultores transmontanos pediram o Estatuto de Agricultura Familiar, apesar de 55 mil pessoas se dedicarem a este setor na região, e de estarem registadas mais de 25 mil pequenas explorações agrícolas nos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), revelou, Carla Alves, durante o seminário “AgriSocial: contextos, resultados e caminhos”, na passada segunda-feira, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.
Em toda a região Norte cerca de 1040 agricultores pediram o referido Estatuto de Agricultura Familiar. “Pode haver falta de divulgação do Estatuto, que também pode ter alguns requisitos que não se apliquem totalmente à nossa realidade da agricultura familiar. Os valores não são animadores”, reconheceu a responsável.

Assinaturas MDB