Bragança

Delegação da EAPN lançou guia de apoio para a vida autónoma dos jovens institucionalizados

Publicado por GL em Qui, 2022-11-03 11:59

O Núcleo Distrital de Bragança da EAPN lançou o GUIAR-(TE)! – Guia de Apoio para a Vida Autónoma dos jovens institucionalizados que aos 18 anos, por vontade própria, ou aos 25 por indicação estatal, deixam as casas de acolhimento.

Trata-se de um instrumento que serve para ajudar na integração destes jovens, uma vez que se trata de um produto de capacitação, autonomização o orientação no pós- acolhimento. “Será um recurso facilitador para os técnicos trabalharem a autonomização dos jovens, mas sobretudo será um instrumento promotor da autonomia e facilitador no seu processo de inclusão e inserção social”, explicou em cmunicado a delegação de Bragança da EAPN.

O Guia surgiu do desafio lançado aos participantes de uma das ações de formação promovidas pelo Núcleo Distrital de Bragança da EAPN em 2021 sob o tema “Como promover um acolhimento reparador nas crianças e jovens em risco”, cujo formador foi o João Pedro Gaspar, presidente da Plataforma PAJE. “As casas de acolhimento, por muito e bom trabalho de capacitação e de autonomização que realizem com estes jovens, finda a medida de promoção e proteção aos 18 anos por livre vontade do jovem ou aos 25 anos na eventualidade de andarem a estudar ou numa procura ativa de emprego, são lançados na sociedade sozinhos. Estes jovens enfrentam prematura e precocemente a responsabilidade de se tornarem autossuficientes, sem uma base de segurança e estabilidade”, explicou uma fonte da EAPN.

Na ausência de respostas de acompanhamento e integração e na maioria dos casos e de uma retaguarda familiar capaz de se constituir como uma rede de segurança e apoio, exige-se que estes jovens autonomamente consigam lidar com os desafios de uma vida autónoma, se consigam inserir social e profissionalmente e promovam o seu desenvolvimento sozinhos. “Na impossibilidade de o fazerem e conseguirem, muitos destes jovens são arrastados para a situação de pobreza, de exclusão social e muitos até enveredam pelo mundo da delinquência”, acrescenta a fonte.

Assinaturas MDB