Diocese de Bragança-Miranda

Comunicado: Semana Santa e Tríduo Pascal em tempo de Covid-19

Publicado por Redação em Sáb, 2020-03-21 15:05

«Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde Senhor Jesus» (Missal Romano).

 

Nos tempos difíceis que estamos a viver, devido à pandemia do Covid-19, a Diocese de Bragança-Miranda, em conformidade com o decreto da Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, por mandato do Papa Francisco, somente para este ano 2020, (19.03.2020) e com o comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (20.03.2020), determina quanto segue a propósito da Semana Santa e do Tríduo Pascal:

 

  1. A data da Páscoa, coração do Ano Litúrgico, não pode ser transferida;
  2. A Missa Crismal passará, segundo a real possibilidade, para o dia 22 de maio de 2020, 475º aniversário da criação da Diocese;
  3. A celebração do Tríduo Pascal, sem a participação física da comunidade, ocorra no cumprimento das deliberações das autoridades civis e de saúde e na medida da efetiva contingência.

Na igreja Catedral e nas igrejas paroquiais das Unidades Pastorais, mesmo sem a participação física da comunidade, celebrem-se os mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal, avisando os fiéis da hora de início de modo a que se possam unir em oração nas respetivas casas. Neste caso serão uma boa ajuda os meios de comunicação telemática em direto, não gravada.

Em Quinta-Feira Santa, na igreja Catedral e igrejas paroquiais das Unidades Pastorais, na medida da efetiva contingência, os Presbíteros podem concelebrar a Missa na Ceia do Senhor; concede-se a título excecional a todos os Presbíteros a faculdade de celebrar neste dia, em lugar adequado, a Missa sem a comunidade. O lava-pés omite-se. No termo da Missa na Ceia do Senhor omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento guarda-se no Sacrário.

Em Sexta-Feira Santa, na igreja Catedral e igrejas paroquiais das Unidades Pastorais, na medida da efetiva contingência, celebra-se a Paixão do Senhor. Na oração universal faça-se uma intenção especial pelos doentes, pelos defuntos e pelos doridos que sofreram alguma perda.

Domingo de Páscoa. A Vigília Pascal celebra-se apenas na igreja catedral e igrejas paroquiais das Unidades Pastorais, na medida da real possibilidade. Para o “Início da vigília ou Lucernário” omite-se o acender do fogo, acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precónio pascal (Exsultet). Segue-se a “Liturgia da Palavra”. Para a “Liturgia batismal”, apenas se renovam as promessas batismais. Segue-se a “Liturgia eucarística”.

  1. O Tríduo Pascal seja celebrado também, onde possível, nas comunidades religiosas. Os seminaristas e pré-seminaristas permanecerão na sua família, qual ‘Igreja doméstica’. Aqueles que não podem de modo nenhum unir-se ao Tríduo Pascal celebrado na igreja Catedral e igrejas paroquiais das Unidades Pastorais, rezam a Liturgia das Horas ou outras propostas litúrgicas e espirituais a divulgar para a oração familiar e pessoal.
  2. As celebrações litúrgicas da Semana Santa e Tríduo Pascal na nossa igreja Catedral, com muito sofrimento por não congregar a comunidade, conforme o espírito da Liturgia da Igreja, terão o seguinte alinhamento e, se viável, a sua transmissão online:

5 de abril: Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

                        11.00h – Eucaristia com a bênção de Ramos

Tríduo Pascal

9 de abril: 21.00h - Missa vespertina da Ceia do Senhor (sem lava-pés)

10 de abril: 9.30h - Ofício de leituras e laudes

15.00h – celebração da Paixão do Senhor e adoração da Cruz

11 de abril: 9.30h - Ofício de leituras e laudes

                        21.00h – Vigília Pascal

  1. de abril: 18.00h – Eucaristia do Domingo da Páscoa da ressurreição do Senhor

 

Bragança, 21 de março de 2020, trânsito de S. Bento, Abade, Padroeiro da Diocese

Assinaturas MDB