Chaimite do exército colocada na avenida 25 de abril
Mirandela passa a contar com um monumento “À Memória de Abril de 1974”. Trata-se da viatura militar Chaimite, cedida pelo Exército Português ao Município de Mirandela cuja cerimónia de inauguração decorreu no dia em que se assinalaram os 50 anos da revolução dos cravos.
A presidente da Câmara de Mirandela, adianta que a ideia é “perpetuar a memória do 25 de Abril e homenagear os antigos combatentes nas ex-colónias portuguesas”. Júlia Rodrigues explica que a localização escolhida fica a dever-se ao facto de “estar na avenida 25 de abril, junto à Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do IPB, onde os alunos passam a ter ali uma memória do dia da liberdade”, acrescenta.
A Viatura militar Chaimite V200, fabricada em Portugal, “é portadora de uma carga emocional e simbólica, por se encontrar ligada à recente história de Portugal, tanto na Guerra do Ultramar como no 25 de Abril, e, mais recentemente, em operações de Apoio à Paz na Bósnia e no Kosovo”, adiantou.
Jacinto João, um dos ex-combatentes presentes nesta cerimónia, não escondia a emoção. “É um monumento importante para nós combatentes, mas também para os vindouros e foi uma ideia excelente da câmara, porque este veículo foi um baluarte do 25 de abril por causa do Salgueiro Maia, das suas tropas que saíram de Santarém e o respeito por entrarem em Lisboa”, conta este antigo paraquedista.
Uma viatura militar Chaimite “À Memória de Abril de 1974” está agora na avenida 25 de abril, em Mirandela