Centro Europe Direct alarga a sua atividade a toda a região transmontana
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) conseguiu aprovação de uma nova candidatura de mais cinco anos para o Centro Europe Direct, a funcionar na Escola Superior Agrária, que permite alargar a sua ação a toda a região transmontana.
O Centro Europe Direct de Trás-os-Montes, inicialmente designado de Bragança, funciona desde 1995, sem interrupção, e, com a aprovação da candidatura, que vigorará entre 2026-2030, poderá continuar as atividades de divulgação de informação europeia agora numa área territorial mais alargada, integrando as NUTS III Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega e Barroso.
Segundo a responsável pelo serviço, Silvia Nobre, o centro dará continuidade às atividades desenvolvidas no passado de acordo com as prioridades de informação estabelecidas pela representação da Comissão Europeia em Portugal. “Nós já temos este centro de informação europeia há bastantes anos. Começámos por ter a rede Carrefour, mas eram centros diferentes e mais voltados para o meio rural. Assim funcionou até 2005. Daí para cá, portanto, desde 1995 até 2005, temo-nos candidatado à rede Europe Direct. É uma candidatura feita pela Comissão Europeia à qual se candidatam diferentes instituições no pressuposto de cumprirem, um plano de divulgação das políticas europeias, dos programas europeus e da legislação disponível e ainda sensibilizarem os cidadãos para a importância da participação e da construção europeia”, explicou Silvia Nobre, a responsável pelo Centro Europe Direct de Trás-os-Montes.
Os Europe Direct são centros de informação da União Europeia (UE) focados em aproximar esta instituição dos cidadãos através de informação sobre políticas, oportunidades e a construção europeia, com serviços presenciais e online e colaboração com escolas e outras entidades.
