Bragança

Agrupamento Miguel Torga visitou o Papa Francisco

Publicado por JN em Qui, 2023-03-02 10:34

Visitar Roma, a cidade eterna, é inesquecível, mas, no Vaticano, participar na audiência geral de Sua Santidade, o Papa Francisco, é compartilhar uma experiência única, pois nos faz sentir acolhidos com um afeto especial, como se estivesse individualmente com cada um de nós e envolvidos nas suas palavras que ressoam no nosso mais recôndito ser.

Assim aconteceu com um grupo de 38 alunos do 12.º ano de EMRC e 8 professores de diferentes áreas do saber, como a filosofia, o latim, o grego, o português, a físico-química, a matemática e a educação especial, numa visita-peregrinação promovida pela disciplina de EMRC do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança.

Apesar de terem sido apenas 4 dias, os mesmos foram integralmente aproveitados (que o digam os cerca de 70 km percorridos a pé!), tendo tido oportunidade de visitar, com guias oficiais, os principais monumentos e obras de arte quer eclesiais quer civis, militares, culturais, históricas e sociais.

Foi ainda um privilégio poder ser comensal e companheiro de visitas com o Sr. Pe. José Luís Pombal, da nossa Diocese, que nos ajudou na concretização de uma visita muito singular, na Biblioteca Apostólica Vaticana, bem dentro do coração deste pequeno-grande Estado, a uma exposição de Irma Boom, uma designer gráfica de excelência.

Também ímpar foi, na Igreja de Santo António dos Portugueses, ser distintamente recebidos pelo Sr. Monsenhor Agostinho Borges, o qual fez a apresentação pormenorizada quer deste precioso templo quer da sua joia mais preciosa, o seu órgão de tubos, único do mundo!

Embora cansados, ao regressarmos desta visita-peregrinação, que ficará gravada na memória de cada um dos participantes, todas as vozes eram unânimes em reconhecer de que se tinham vivido dias plenos.

Mercê da excelente responsabilidade, da amizade, do entusiasmo e do empenho de todos os participantes foi mesmo possível não só cumprir a programação, já por si só bastante preenchida, como ainda alargar o âmbito para visitar, apreciar e conhecer outros detalhes e informações educativas da maior relevância para a formação integral dos alunos e para a formação multidimensional dos professores envolvidos.

Por fim, assinala-se a riqueza das vivências espirituais e religiosas subjetivas que, com certeza, guardam relação com a dimensão transcendente a qual também é fundamental ao crescimento e formação harmoniosa de cada pessoa.

Como tão bem descreveu Mia Couto “a viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores.”

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