A opinião de ...

Está a planear uma viagem? Deixamos alguns conselhos para poupar na reserva do voo.

Pesquisar de forma intensa, evitar a época alta, estar atento às taxas e comprar com antecedência os bilhetes de avião são aspetos a que deverá estar atento.
Em primeiro lugar, tenha atenção ao momento em que vai efetuar a reserva. O preço dos voos flutua consoante o dia, a hora e a aproximação da data de partida. Para distâncias curtas, experimente reservar cerca de 8 a 12 semanas antes; se vai para bem longe, sugerimos 12 a 18 semanas de antecedência na reserva.
Ao reservar, não espere obter grandes negócios ao sábado e ao domingo. As melhores oportunidades podem surgir de terça a quinta-feira ou muito cedo, ou muito tarde. Voos de última hora podem ser a solução perfeita, se estiver disposto a fazer a mala e embarcar em 24 horas.
Para quem reserva voos para a época alta ou nos dias mais óbvios os preços são mais caros. Tente ir de sábado a segunda, em vez de sexta a domingo, por exemplo. E tenha em conta que, embora cá a época possa ser baixa, no seu destino pode acontecer o inverso: os frios meses de inverno do Hemisfério Norte são os tórridos meses de verão no Hemisfério Sul.
Pesquise muito. Consulte alguns comparadores de voos e efetue de seguida a mesma pesquisa em grandes sites de reservas de bilhetes e em sites de agências de viagens. Faça a mesma pesquisa diretamente nos sites das companhias aéreas, cuja oferta de voos é, por vezes, mais barata. Depois, tenha cuidado com as taxas. Atenção redobrada àquela viagem que parece muito barata e que, no fim… não o é tanto assim.
A bagagem de mão também nem sempre é gratuita. As transportadoras impõem as suas regras, cada vez mais rígidas no que diz respeito a peso e volume, e algumas cobram o transporte de malas de cabina a partir de determinada dimensão. Para levar a mala no porão, com frequência, há que pagar mais e, ainda assim, com restrições de peso e número de malas. Veja a classe ou categoria a que corresponde o seu bilhete.
Resumindo, quando comprar os bilhetes de avião para as suas férias ou escapadinhas de fim de semana, faça a reserva com tempo, paciência e olho vivo!
Para apoio da DECO (deco.norte@deco.pt) dirija-se ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Alfândega da Fé (279 463 476) ou de Macedo de Cavaleiros (278 098 078). A DECO dispõe de um protocolo de colaboração com estas Autarquias e presta apoio aos munícipes.

Edição
3765