A opinião de ...

Entre 16 e 24 de novembro decorre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Saiba mais sobre esta semana especial e junte-se ao movimento contra o desperdício alimentar.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que acontece sempre em Novembro, sensibiliza a população para a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis na gestão de resíduos e na preservação dos recursos naturais. O tema desta semana é atualizado anualmente e em 2024 elegeu-se como assunto central o desperdício alimentar, sendo o lema escolhido “O DESPERDÍCIO ALIMENTAR NÃO TEM PALADAR”.
A razão que levou à escolha desta temática para as atividades a desenvolver ao longo da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos prende-se com uma realidade bastante preocupante: anualmente, os países da União Europeia deitam para o lixo mais de 58 toneladas de resíduos alimentares, o que corresponde a 131 kg por habitante. Estes factos são ainda mais inquietantes se pensarmos que mais de 37 milhões de cidadãos têm carências alimentares, não conseguindo sequer ter uma refeição de qualidade diariamente.
Mundialmente, um terço de todos os alimentos produzidos para consumo é desperdiçado. De acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 2019, foram produzidas cerca de 931 toneladas de desperdício alimentar, o que representa 17% da totalidade da produção alimentar global.
É, pois, hora de mudar os nossos hábitos e comportamentos de consumo alimentar. Evitar o desperdício é possível! A DECO deixa-lhe algumas recomendações para desperdiçar menos e poupar mais:
Nas compras:
1. Faça uma lista adequada às necessidades do seu agregado familiar antes de ir ao supermercado.
2. Prefira, sempre que possível, alimentos sãos, da época e de produção local e nacional.
3. Compre a granel ou avulso. Reduz o uso excessivo de embalagens e paga apenas a quantidade que pretende.
4. Não quebre a cadeia do frio. Se comprar produtos refrigerados ou congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos. Relembramos que não se deve congelar um alimento descongelado.
Em casa:
1. Na despesa, organize as suas compras por ordem de expiração da validade dos produtos, de modo que sejam consumidos em primeiro lugar os que têm validade menor.
2. No frigorifico ou congelador, consuma preferencialmente os alimentos que se encontram há mais tempo no frio.
3. Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos e manter a temperatura uniforme em todas as áreas.
4. Guarde os alimentos e as sobras das refeições nos locais corretos do frigorífico. Por exemplo, os legumes na gaveta preparada para tal.
5. Não se esqueça que o congelador é um grande amigo para evitar o desperdício. Congele as refeições que sobraram, prepare e congele frutas e legumes.
Aproveitamos para lhe lançar um desafio: dê largas à sua imaginação e seja criativo com as sobras alimentares. Lance mão dos “truques das nossas mães e avós - usar sobras de carne num empadão, transformar pão duro em torradas ou fruta madura em batidos – ou experimente novas receitas e envolva os mais jovens!

Informe-se connosco.

A DECO tem um protocolo de colaboração com o Município de Alfândega da Fé (279 463 476; dese@cm-alfandegadafe.pt) e com o Município de Macedo de Cavaleiros (278 098 078; gae@cm-macedodecavaleiros.pt) e presta apoio presencial gratuito aos consumidores nestas localidades. Agende o seu atendimento connosco! Saiba mais em deco.pt

Edição
4014

Assinaturas MDB