FUTSAL DISTRITAL

Sporting de Moncorvo segue para os quartos de final da Taça Distrital com goleada em Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 11/29/2025 - 22:01

O Sporting de Moncorvo assegurou, este sábado, a passagem aos quartos de final da Taça Distrital da AF Bragança, ao vencer a Academia de Bragança por 5-11, no encontro que encerrou a primeira eliminatória, disputado no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira.

A formação moncorvense entrou assertiva e inaugurou o marcador nos instantes iniciais, por Fredy, na sequência de uma hesitação do guarda-redes Edson. O mesmo jogador ampliou a vantagem aos 2 minutos, desviando de cabeça um cruzamento de Manuel Lopes. Hugo Pires elevou para 0-3 aos 6 minutos, com um remate rasteiro, e, no minuto seguinte, Fredy completou o hat-trick.

O domínio visitante manteve-se: Ruben Leal fez o 0-5 aos 11 minutos, após um livre ensaiado, e, aos 14’, Hugo Pires bisou no espaço de segundos, aumentando para 0-7. Manuel Lopes fixou o 0-8 aos 17’, aproveitando a baliza deserta, resultado que se manteve até ao intervalo.

Na segunda parte, a Academia de Bragança mostrou outra atitude e reduziu por Timóteo aos 21 minutos. Edgar (23’) e Moreira (24’) aproveitaram o novo ímpeto da equipa da casa para colocar o marcador em 3-8.

Ainda assim, o Sporting de Moncorvo voltou a distanciar-se por Manuel Lopes, novamente a finalizar com a baliza aberta.

A equipa brigantina ainda marcou por Juan (34’) e Daniel (36’), mas os visitantes responderam de imediato: Manuel Lopes fez o 5-10 aos 37’ e Hugo Pires fechou a contagem aos 39’.

Nos instantes finais, Xico, da Academia, viu o cartão vermelho por palavras dirigidas à equipa de arbitragem.

No final, Jorge Paiva, treinador do Sporting de Moncorvo, salientou que a entrada forte foi determinante.“Tivemos uma primeira parte de grande nível, o que se refletiu no resultado volumoso. Na segunda parte não entrámos concentrados e a Academia de Bragança procurou alterar o rumo do jogo, ganhando ânimo ao marcar cedo. A minha equipa mostrou alguma instabilidade, mas o resultado não esteve em discussão.”

O técnico projetou ainda a próxima eliminatória, frente à Escola Arnaldo Pereira.“Será um jogo complicado diante de uma equipa que já provou a sua qualidade, mas jogar em casa é sempre uma vantagem.”

Do lado da Academia, o responsável técnico Ricardo Pires reconheceu dificuldades emocionais e competitivas da equipa. “Este era um dos jogos mais importantes da época e os jogadores sentiram essa pressão, algo que se notou pela diferença entre as duas partes. Faltou-nos maturidade e experiência competitiva.”

O responsável brigantino referiu ainda desconformidade com algumas decisões disciplinares, embora sem colocar em causa a intenção dos árbitros.“Fizemos uma péssima exibição, mas a arbitragem esteve ainda num nível abaixo. Não acredito que seja intencional, mas existe um somatório de erros que costuma prejudicar as equipas do fundo da tabela.”

Ricardo Pires reforçou também os objetivos do clube a médio prazo. “Queremos o renascer deste clube e recuperar o que existia antes da pandemia, retomando a dinâmica da formação para potenciar a equipa sénior e, num futuro próximo, regressar aos campeonatos nacionais.”

Além do Sporting de Moncorvo, asseguraram igualmente a qualificação para os quartos de final o CD Miranda do Douro, que venceu o Vimioso por 11-3, e o GD Torre Dona Chama, que triunfou por 1-6 na deslocação ao Futsal Mirandela.

Quartos de Final – 6 de fevereiro:

Sporting de Moncorvo – Escola Arnaldo Pereira

CD Miranda do Douro – AR Alfandeguense

GD Torre Dona Chama – GD Freixo

Vila Flor SC – Casa do Benfica de Alfândega da Fé

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

Assinaturas MDB