Diocese

Festa de Nossa Senhora das Graças “é um dia especial no nosso caminho”

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-08-24 09:10

Milhares de pessoas participaram na eucaristia e procissão em honra de Nª Senhora das Graças, em Bragança, na passada terça-feira. “É um dia especial no nosso caminho, em que brilha a estrela de Maria Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e Nossa Mãe e Padroeira: “sinal seguro de esperança e alegria para todos”, referiu D. Nuno Almeida, bispo da Diocese de Bragança-Miranda na introdução à sua homilia da eucaristia a que presidiu na catedral de Bragança, e na qual participou o bispo emérito, D. António Montes, e ainda D. Manuel Quintas, bispo da Diocese do Algarve natural de Freixo de Espada à Cinta .
D. Nuno aproveitou a solenidade para recomendar uma observação ao exemplo que foi a vida da mãe de Jesus. “Olhamos para Maria, Senhora das Graças, como mãe e modelo que nos faz compreender a finalidade do nosso caminho sobre a terra, de toda a história humana e do universo: sermos verdadeiros filhos de Deus Pai, movidos apenas pelo amor do Espírito e com Jesus Cristo, em nós e entre nós, procuramos testemunhar e anunciar a fraternidade”, disse.
Nossa senhora das Graças é desde 1856 a padroeira da cidade de Bragança e desde 2001 a titular da sé catedral da Diocese do Nordeste Transmontano. “Olhamos para Maria, Senhora das Graças, para a saudarmos como Mulher admirável que deu à luz o Filho de Deus, príncipe da paz, como Rainha do Céu, Mãe da Misericórdia e Causa da Nossa Alegria”, frisou.
Maria que aceitou o determinado por Deus através da palavra do Anjo da Anunciação, Arcanjo Gabriel. “Maria tem uma atitude contemplativa de escuta e de decisão e de ação quer diante do mistério divino, quer perante as simples realidades da vida de cada dia. É este o caminho de alegria que a Senhora das Graças nos convida a trilhar: Permanecermos, também nós, na mais alta e apurada contemplação e descoberta da Vontade de Deus e, ao mesmo tempo, caminhar unidos ao lado de cada um. Fazermos da nossa vida uma peregrinação em direção a Deus e aos irmãos. Maria escuta, decide e atua! Peçamos-lhes a graça da harmonia entre o pensar o sentir e o agir, ou a da harmonia entre a inteligência o coração e a ação.”
“Maria, Senhora das Graças, ensina-nos a olhar para o alto e para o lado, para os que estão à nossa volta para nos fazermos próximos, conscientes de que são verdadeiras as palavras do Papa Francisco na “Alegria do Evangelho”: “Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da imanência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos” (EG 87). Aprendamos de Maria, Senhora das Graças, a fé segura (“Eis a serva do Senhor”); a esperança confiante em Deus (“nada é impossível a Deus”); a caridade missionária (“Maria pôs-se a caminho apressadamente”), prosseguiu o bispo diocesano.

Assinaturas MDB