FUTEBOL

Dérbi distrital termina com vitória do Mirandela sobre o rival Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 10/06/2025 - 12:47

O Sport Clube de Mirandela venceu, este domingo, o Grupo Desportivo de Bragança por 3-0, em jogo da sexta jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio de São Sebastião. O dérbi distrital voltou a realizar-se entre os eternos rivais do distrito de Bragança, com o último confronto oficial a datar da época 2020-2021, e contou com uma presença assinalável de adeptos, que se fizeram sentir com entusiasmo e, por momentos, com alguns excessos prontamente controlados pela intervenção da PSP local.

No plano desportivo, a partida apresentou todos os ingredientes típicos de um dérbi: duelos intensos, picardias e disputa acesa pela posse de bola. O SC Mirandela, que vinha de três derrotas consecutivas e ocupava uma posição na zona de despromoção, conseguiu neutralizar o favorito Bragança, privado das suas principais referências ofensivas, Ferreira e Edgar.

O primeiro remate digno de registo surgiu aos 12 minutos, com o 'canarinho' Parini a testar os reflexos do guarda-redes Feltes. No entanto, foram os da casa a inaugurar o marcador aos 28 minutos, na conversão de uma grande penalidade por Levezinho, assinalada por mão na bola de Mosquera. O mesmo jogador bisaria aos 45’+3, na insistência, após a bola embater na barra, desviada por Abazaj, na sequência de um canto.

Na segunda parte, o GD Bragança procurou subir linhas, mas as oportunidades escassearam. Os ânimos permaneceram exaltados, culminando na expulsão do delegado mirandelense António Panda aos 68 minutos por protestos.

O resultado foi consolidado aos 88 minutos, com Vergueiro a finalizar uma rápida transição dos alvinegros. Nos minutos finais, a equipa do Bragança ainda viu André Carvalho e o adjunto José Alonso serem expulsos em mais uma acesa troca de galhardetes.

Nas entrevistas rápidas, Rafael Pinheiro, treinador do SC Mirandela, afirmou que a vitória acrescenta confiança no trabalho realizado: “Sentíamos que a equipa estava numa fase de crescimento, apesar dos resultados recentes não espelharem essa evolução, e precisávamos de um resultado destes para animar esta equipa composta por jogadores muito jovens. Neste jogo fomos mais capazes nas segundas bolas, um aspeto que conseguimos melhorar, mas até preferia que vencêssemos logo nas primeiras bolas e praticar um futebol mais apoiado. Defrontámos um adversário experiente, que nos causou algumas dificuldades, mas acabámos por conseguir sair a jogar com alguma qualidade.”

O treinador mirandelense acrescentou ainda: “Espero que este resultado, diante do eterno rival, motive a equipa para defrontar os próximos desafios com outra confiança. O próximo adversário, o Caldas, é de uma divisão acima, demonstra estar num bom momento, mas vamos querer fazer o nosso papel e apresentar um futebol positivo.”

Por seu turno, André Irulegui, treinador do GD Bragança, reconheceu as dificuldades do jogo. “Num jogo onde não pudemos contar com as nossas referências ofensivas (Ferreira e Edgar), de fora por castigo e lesão, tentámos apostar em 'empurrar' o adversário e esperar por aberturas que pudéssemos aproveitar. O segundo golo acaba por ser determinante na partida; sofrer um golo pouco antes do intervalo complica muito as coisas e, na luta pela reviravolta sem as tais referências ofensivas, torna-se ainda mais complicado.”

O técnico brigantino destacou ainda a importância da pausa competitiva. “Esta pausa é benéfica para recuperar jogadores, sendo que neste jogo tivemos quatro sub-19 no banco e dois lesionados que não podiam representar, mas era necessário cumprir os requisitos. Temos tido algumas lesões e suspensões que dificultam o nosso trabalho e agora é preparar o jogo com o Braga, uma equipa de ‘outro planeta’.”

Com este resultado, o SC Mirandela permanece em zona de despromoção, no 11.º lugar, com 6 pontos, enquanto o GD Bragança desce ao quarto posto, com 10 pontos.

Na próxima ronda, marcada para 26 de outubro, o Bragança recebe o Brito e o Mirandela visita o Monção. Antes, a 18 de outubro, realiza-se a terceira eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, com o Bragança a receber o SC Braga e o Mirandela a deslocar-se ao terreno do Caldas, da Liga 3.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

Assinaturas MDB