Diocese

Bragança-Miranda participou no encontro anual dos bispos da província eclesiástica

Publicado por . em Qui, 10/23/2025 - 14:12

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, participou esta terça-feira no encontro anual dos bispos das Províncias Eclesiásticas de Braga e de Santiago de Compostela, que decorreu em Viseu.

De acordo com o comunicado da diocese de Viseu, a manhã começou com um momento de oração e reflexão, seguindo-se uma reunião de trabalho no Salão Nobre, centrada essencialmente na formação e acompanhamento dos presbíteros.

Terminada a reunião, os bispos juntaram-se num almoço-convívio, onde tiveram a oportunidade de estreitar laços de amizade e cooperação entre as várias dioceses.

Da parte da tarde, visitaram a Catedral de Viseu e o Museu Tesouro da Catedral, com uma visita guiada feita pela coordenadora dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio.

Tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer o Museu Nacional Grão Vasco, que outrora foi paço episcopal e onde começou o Seminário Diocesano. Os bispos foram recebidos pela diretora do Museu, Odete Paiva, que os acompanhou na visita.

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, anfitrião do encontro, realçou a importância deste dia como uma oportunidade de partilha sobre a realidade das várias dioceses, que incidiu sobre a formação e acompanhamento dos sacerdotes, do trabalho que se faz na formação permanente e na ajuda espiritual e pastoral. “Este enriquecimento da partilha é também uma forma de caminho sinodal, que nós todos estamos a fazer. Até porque há mudanças na Igreja e nós queremos estar atentos. Queremos ser pastores a olhar com esperança para o futuro, ajudando-nos uns aos outros e acompanhando todos, para que a Igreja se renove e possamos dar respostas ao mundo de hoje”, disse.

Já D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, descreveu este encontro como sendo “de oração, de partilha e de convívio, em caminho sinodal”, realçando a união dos bispos presentes, que apesar de representarem dioceses com realidades e identidades próprias, estiveram “unidos no mesmo sentir”, já que fazem parte “da mesma e única Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica”. “Estamos a fazer um caminho sinodal de proximidade, fraternidade e partilha daquilo que nos inquieta”, disse, destacando a necessidade de se conhecerem experiências que oferecem boas práticas, num “tempo complexo, desafiante, mas ao mesmo tempo esperançoso”.

Este encontro anual, que já se realiza há mais de 20 anos, ocorre tanto em Portugal como em Espanha e tem como objetivo promover a proximidade e a partilha pastoral, num caminho sinodal.

O encontro do próximo ano será na Diocese de Tui-Vigo, na Província Eclesiástica de Santiago de Compostela, no mês de outubro.

Assinaturas MDB