Nordeste Transmontano

Alfredo Cameirão nomeado comissário da Estrutura de Missão para a promoção da Língua Mirandesa

Publicado por Fernando Pires em Qui, 01/29/2026 - 15:39

Uma semana depois de o Governo ter aprovado, em Conselho de Ministros, a atualização da composição da Estrutura de Missão para a Promoção e Valorização da Língua Mirandesa com a integração do Conselho Consultivo, esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o despacho assinado pela Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, que designa o comissário e os subcomissários da Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa.

Alfredo Cameirão, atual presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesa, foi nomeado Comissário da Estrutura criada, pelo Governo, em março de 2025, para a defesa da língua mirandesa e que vai funcionar na antiga Casa dos Magistrados, em Miranda do Douro, que já sofreu obras de requalificação para acolher o organismo.

Foram ainda designados como subcomissários, Duarte Martins, professor de Língua e Cultura Mirandesa, e Suzana Ruano, técnica superior na Associação de Língua e Cultura Mirandesa.

O despacho produz efeitos a 1 de fevereiro.

O funcionamento da EMPLM será financiado pelo Orçamento do Estado, com uma verba anual de até 500 mil euros, e contará com apoio administrativo assegurado pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC). A estrutura terá vigência até 31 de dezembro de 2029, podendo ser prorrogada pelo Governo.

Há 27 anos que o mirandês foi reconhecido oficialmente, através da lei 7/99 que fazia da língua a segunda oficial no país, aprovada a 17 de setembro de 1998 e que entrou em vigor com a publicação em Diário da República a 29 de janeiro de 1999.

Assinaturas MDB