A opinião de ...

Liderança e verdade

Aproximam-se tempos difíceis, demos às pessoas algo com que sonhar, e se assim pensou, melhor o fez, o nosso Primeiro-Ministro.
Daqui que, sem surpresa, temos visto surgir anúncios como o do novo Aeroporto (e seus sucedâneos de estudos de localização e custos), do TGV e da aposta no Comboio (das suas linhas, dos tempos de viagem e das fases de execução), e mais recentemente, da visão muito cor de rosa da indicada previsão de cenário macroeconómico para o ano de 2023, de crescimento de 1,3% e de redução da dívida pública para 110,8% (dos atuais 115%) e ainda de uma inflação de 4% no próximo ano (ainda menor que a da Alemanha, cujo Instituto de Avaliação Económica – IFO, prevê uma inflação de 9,3%)!
Bem sabemos que o País precisa de evoluir e só com investimento, público e privado, poderemos ter um país desenvolvido e preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
No entanto, face às revisões económicas em forte baixa para a maioria das economias da União Europeia, inclusive a da “locomotiva” alemã, onde se fala, no próximo ano, de um “caminhar para um inverno de recessão”, parecem disruptivos e quiméricos os aludidos anúncios.
Acrescem razões para esta apreciação o aumento dos custos da energia e dos combustíveis, bem como das taxas de juro, da redução dos rendimentos reais das famílias, com a perda do poder de compra, a diminuição dos salários reais, e Deus queira que não, da falta de mão de obra e de matérias-primas e materiais, poderemos temer que o que é anunciado pode não passar de propaganda.
Sem demagogias baratas e bacocas gostaríamos que não fosse, mas se tal vier a ocorrer será mais uma machadada na credibilização da política e da liderança política junto dos cidadãos, dando vazão ora para o afastamento ora para populismos, demagogia e nacionalismos.
O que os cidadãos esperam e que mais valorizam é que, nos tempos difíceis, os nossos líderes, sejam eles da política, da religião, de índole social, etc, sejam congruentes, consequentes e coerentes para serem credíveis.
Este valor da verdade vai muito para além das operações de marketing muito bem desenhadas e representadas, em que todos os elementos foram calculados até ao último milímetro por spin doctors, assessores de imagem e engenheiros sociais.
Contudo, a autenticidade só se pode verificar com os factos. As palavras podem deslumbrar, mas somente através dos factos se pode verificar se existiu uma vontade real de transformação.
Entretanto, há que ser dado tempo ao tempo e um voto de confiança e esperança. O mesmo tempo se encarregará de dar a resposta.

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3905

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