Torre de Moncorvo

Vila com dois centros de acolhimento com capacidade para 55 camas e com atividades culturais canceladas

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2020-04-06 15:50

O município de Moncorvo tem em funcionamento duas unidades de acolhimento, com capacidade para 55 camas, que serão usadas "em caso de emergência ou urgência no concelho", devido à pandemia provocada pelo coronavírus.

Num comunicado, o município indica que os espaços ficarão instalados no Estádio Engenheiro José Aires, com capacidade para 20 camas, e no pavilhão municipal, dotado de mais 35 camas.

"Para a concretização da iniciativa a Câmara de Torre de Moncorvo contou com o apoio da [associação] ENTREAJUDA, que disponibilizou ao município vários cobertores, edredões, mantas, lençóis e almofadas que serviram para equipar as camas instaladas", indica a mesma nota.

No âmbito de um protocolo que tem com a Associação de Hotelaria Portuguesa, a ENTREAJUDA ofereceu, além das várias peças para as camas, produtos de higiene pessoal para uso das pessoas que poderão vir a ficar ali instaladas, em caso de emergência.

Para além desta medida, a autarquia anunciou o cancelamento de todas as iniciativas culturais previstas "para os próximos meses", sendo que o montante orçamentado será canalizado para fazer face às despesas resultantes do Estado de Emergência.

Aquele município entendeu ainda que, "enquanto durar o estado de emergência, está interdita a realização de quaisquer eventos de natureza desportiva e cultural, reuniões ou ajuntamento de pessoas, independentemente do motivo ou natureza", lê-se num comunicado assinado pelo presidente da câmara, Nuno Gonçalves.

"A interdição abrange a realização de quaisquer espetáculos desportivos, culturais e de divertimentos públicos nas vias, jardins e demais lugares públicos e privados, que estejam sujeitas a licenciamento municipal", indica a mesma nota.

Da lista de iniciativas canceladas faz parte a Feira Medieval de Torre de Moncorvo, o Festival do Solstício e o Encontro de História e Cultura Judaicas.

Assinaturas MDB