Pastores queixam-se de dificuldades no pagamento dos apoios por ataques de lobos a rebanhos
Por ano em Portugal são denunciados 600 ataques de lobos a rebanhos, em média, mas nem todos são validados, pelo que só 75% foram considerados prejuízos aos proprietários do gado.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indicou que desde 2017 foram pagos perto de 80 mil euros por ano, pelos prejuízos atribuídos no âmbito das medidas de compensação previstas na política de proteção da espécie lobo ibérico, protegida por lei.
As medidas compensatórias não agradam aos agricultores, porque são muito restritivas e sujeitas a uma malha apertada de critérios, como por exemplo a altura das cercas ou a posse de cães de gado. A 20 janeiro o lobo atacou um rebanho na aldeia de Malhadas, concelho de Miranda do Douro, que se encontra num terreno vedado junto à casa da família Alonso, que já sabe que não vai receber qualquer ajuda pelos prejuízos: 10 ovelhas morreram e várias ficaram feridas.
“Pelas 8h00 fui tratar das ovelhas para as levar para o campo e vi um grande rebuliço e uma agitação, o que não era habitual. Notei que os animais estavam muito assustados e que havia vários feridos”, explicou Leonel Afonso.
Considerando qu