Bragança

NAC juntou mais de uma centena de viaturas em desfile solidário e agora aponta ao Guiness

Publicado por António G. Rodrigues em Ter, 01/06/2026 - 14:24

O Nordeste Automóvel Clube (NAC) juntou cerca de uma centena de viaturas clássicas, entre carros e motas, para a sétima edição do desfile solidário de Natal, que este ano angariou bens e receitas para a Associação Reaprender a Viver, em Bragança.

Os organizadores querem, agora, inscrever esta iniciativa no Livro dos Recordes do Guinesse já em 2026.

“O objetivo é ter fim solidário, portanto é uma iniciativa de cariz solidário. Este ano escolhemos a instituição Reaprender a Viver, portanto todos vendemos uma rifa, sorteio de um cabaz, que reverte a favor da associação. E eleger os melhores carros, mais bem decorados, com prémios do primeiro ao terceiro lugar”, explicou o presidente do NAC, Armando Carvalho, ao Mensageiro.

Pelo segundo ano consecutivo, a organização foi partilhada com o Motocruzeiro de Bragança, com a participação de cerca de 40 motas.

Armando Carvalho nota que o interesse pela decoração das viaturas com espírito natalício “está a crescer”. “Cada vez mais pessoas apostam nisso”, frisa. “Gostávamos de escrever isto no Guinness, só que para isso precisávamos de mais apoio da Câmara para divulgar o evento”, disse.

Francisco Vara, presidente do Motocruzeiro, lamentou apenas as condições climatéricas adversas que afastaram alguns participantes. “Este ano havia uma dinâmica no sentido de aumentar o número de participantes, mas o tempo não ajudou. E, nesse sentido, estamos poucos, mas estamos a marcar a presença e a tentar manter o evento que é um evento que faz sentido”, disse.

Foi ainda apresentado o passaporte do NAC. “É um registo exclusivo criado para acompanhar os sócios e amigos do NAC, ao longo de todo o ano de 2026, celebrando a paixão pelos automóveis, pelas estradas e pela convivência entre membros do clube”, explicou o vice-presidente, Rómulo Pinto.

Assinaturas MDB