Nordeste Transmontano

Covid-19: Dia com 113 casos novos, 14 recuperados e um morto

Publicado por António G. Rodrigues/Fernando Pires/Francisco Pinto em Qua, 2020-11-18 23:30

As autoridades de saúde do distrito de Bragança registaram, nas últimas 24 horas, 113 casos novos de infeção pelo novo coronavírus no Nordeste Transmontano, num dia em que foram dados como recuperados mais 14 pacientes e em que se lamenta mais uma morte, de um homem de Bragança que estava internado no hospital.

Nesta altura, dos 2708 casos registados desde o início da pandemia, há 252 dias, há 914 ainda ativos.

Em Bragança, hoje registaram-se 32 casos positivos, vários deles entre a comunidade estudantil do IPB. Mas também há casos ativos em organizações como a fábrica de escapes junto ao aeródromo de Bragança, no Centro de Saúde de Santa Maria (dois médicos, uma enfermeira e uma auxiliar), em vários serviços do hospital de Bragança (como a cirurgia, com pelo menos dois médicos infetados) ou a Junta de Freguesia da cidade (um caso). Neste concelho, o mais afetado do distrito, com 328 casos, houve ainda registo de 12 recuperados.

Entretanto, um doente foi transferido do hospital de Bragança para o de S. José, em Lisboa. “Foi efetuada a transferência, da ULS Nordeste para Lisboa, de um doente, a necessitar de ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorporal, na ausência de vaga para a realização dessa técnica na região Norte”, confirmou ao Mensageiro fonte hospitalar.

Segundo a mesma fonte, às 00h00 de hoje (24 horas de terça-feira), encontravam-se internados na ULS Nordeste 62 doentes COVID, dos quais 51 em enfermaria e 11 em cuidados intensivos.

Neste momento, a resposta hospitalar da ULS Nordeste para a COVID-19 é a seguinte:
• Hospital de Bragança:
- Internamento ADR - Área Dedicada para Avaliação e Tratamento de Pessoas com Infeção Respiratória de Medicina Interna - 42 camas
- Internamento no Serviço de Medicina Intensiva - 13 camas
- Internamento ADR de Psiquiatria - 4 camas
- Internamento ADR de Pediatria - 4 camas
- Hospitalização Domiciliária – até 5 camas
- ADR de Urgência - 21 boxes (17 adultos + 4 pediátricas)

• Hospital de Mirandela:
- Internamento ADR de Medicina Interna - 19 camas
- ADR de Urgência - 9 boxes (8 adultos + 1 pediátrica)

• Hospital de Macedo de Cavaleiros:
- Internamento ADR de Medicina Interna - 19 camas
- ADR de Urgência - 6 boxes (adultos)

Lista de casos ativos por concelho e novos casos entre parêntesis:
Bragança 328 (+ 32)
Vinhais 24 (+1)
Miranda 32 (+10)
Vimioso 9 (+3)
Macedo 98 (+12)
Mirandela 131 (+29 e 1 recuperado)
Vila flor 15 (+2)
Alfandega 43 (+4)
Mogadouro 64 (+1 e 1 recuperado)
Freixo (107 (+15)
Moncorvo 55 (+4)
Carrazeda 7 (=)

A maioria dos 29 casos de Mirandela está ligada ao surto no Lar do Centro Social e Paroquial de Torre de Dona Chama que já tinha sido detetado na semana passada, mas que nas últimas horas aumentou o número total de infetados para 25 (20 utentes e 5 funcionárias). Há também perto de uma dezena de casos ligados a profissionais de saúde e auxiliares do hospital privado de Mirandela e ainda os casos já referidos ao longo do dia de hoje, de um militar da GNR e um bombeiro da corporação local.

Com este 29 novos casos, o concelho de Mirandela regista agora 131 casos ainda ativos, dos quais 92 são na cidade, 24 em Torre de Dona Chama, 4 na freguesia de Carvalhais, 3 na de Frechas e outros 3 na freguesia de Abambres, não estando discriminados os restantes dois casos.

Em Macedo de Cavaleiros, é um surto em Vilarinho de Agrochão, que já tem 26 casos ativos, a preocupar as autoridades. Neste caso, está relacionado com a apanha de castanhas.

Em Miranda do Douro, os novos casos de hoje ainda não refletem o surto do lar privado de Malhadas, que hoje, segundo fonte da instituição, tinha 33 casos positivos entre os 41 testados (utentes e funcionários).

Já em Freixo, o surto, que terá tido origem em duas festas de aniversário, também parece algo descontrolado. Hoje registaram-se mais 15 casos.

Esta quinta-feira são esperados dezenas de casos novos.

Assinaturas MDB